O Ensino e Aprendizagem na Escola Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade Quilombola Chumbo em Poconé-MT, Desafiando Hábitos e Costumes na Pandemia da Covid-19

  • Benedita Rosa da Costa UFMT

Resumo


Este relato tem por objetivo trazer um pouco da minha experiência como coordenadora pedagógica na escola municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na comunidade remanescente de quilombo Chumbo, no município de Poconé-MT, no ano de 2020. Nesse ano, começamos o ano letivo e, por causa da pandemia da COVID-19, no mês de março tivemos que parar. Eu estava coordenadora pedagógica no período da manhã e tivemos que nos adequarmos a realidade. Até então, a escola atende, também estudantes de outras comunidades como de comunidades tradicionais de bases, assentamentos, sítios e fazendas e continuava funcionando com os estudantes. O relato inicia-se com a introdução, continua com a travessia escolar em 2020 e finaliza com as considerações finais. Algumas legislações como a Constituição Federal e a Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica foram analisados. Teórico como Gomes (2006) foram estudados para fundamentar.

Palavras-chave: Quilombo, Educação, Covid-19

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasilia, 1988. Disponível em [link]. Acesso em 02/12/2016.

BRASIL. Ministério da Educação: Resolução Nº 8, de 20 de novembro de 2012.

Brasília: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2012. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares. Acesso em: Dezembro de 2016.

GOMES, Flávio dos Santos. Histórias de Quilombolas: Mocambos e comunidades de Senzalas no Rio de Janeiro, Séc XIX/ Flávio dos Santos Gomes. Ed. Rev. e Ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Publicado
08/11/2021
COSTA, Benedita Rosa da. O Ensino e Aprendizagem na Escola Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade Quilombola Chumbo em Poconé-MT, Desafiando Hábitos e Costumes na Pandemia da Covid-19. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 869-873.