Capoeira na Roda das Relações Étnico-Raciais: um Jogo Complexo
Resumo
O relato de experiência aqui apresentado discuti no bojo das relações raciais permeada na capoeira vivenciada por mim no estado de Mato Grosso onde resido e desenvolvo os trabalhos com a mesma. A proposição deste parte das vivências nas disciplinas cursadas no programa de mestrado em educação que provoca a discussão com o meu objeto de estudos que é a capoeira. Primeiramente faço um percurso da capoeira apresentando os vestígios da sua origem/criação, apresento em seguida os avanços com os tombamentos enquanto patrimônio imaterial e por fim fazendo o enfrentamento das atividades da capoeira e o protagonismo dos praticantes em todas suas vertentes sendo elas positivas ou negativas dentro do contexto das relações raciais. Considero um palco vasto e um verdadeiro campo minado em que se precisa avançar nessa política e enquanto praticante e dirigente da capoeira temos estudado proposições no intuito de fazer o debate a fim de instrumentalizar os capoeiristas à superar toda afronta causada aos capoeiristas em função de todo um histórico de hierarquização das raças onde coloca o povo negro como inferior.
Palavras-chave:
Relato de experiência, Capoeira, Relações Raciais
Referências
LEME, Adinéia da Silva. Capoeira da senzala à imaterialidade. As vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso. 1ª ed. Curitiba (PR): CRV, 2019.
BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO/DF. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
CARONE, Iray, BENTO, Maria Aparecida Silva (Organizadoras). Branqueamento e Branquitude no Brasil In: Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58)
GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri. 2004 (357p.). Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2004.
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Editora Itapuã, 1968
RIBEIRO, Djamila. O pequeno manual antirracista. Companhia das letras. São Paulo, 2019.
BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO/DF. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
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GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri. 2004 (357p.). Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2004.
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Editora Itapuã, 1968
RIBEIRO, Djamila. O pequeno manual antirracista. Companhia das letras. São Paulo, 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
BORGES, Joacelmo Barbosa; GRANDO, Beleni Salete.
Capoeira na Roda das Relações Étnico-Raciais: um Jogo Complexo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 874-878.