Capoeira na Roda das Relações Étnico-Raciais: um Jogo Complexo

  • Joacelmo Barbosa Borges UFMT
  • Beleni Salete Grando UFMT

Resumo


O relato de experiência aqui apresentado discuti no bojo das relações raciais permeada na capoeira vivenciada por mim no estado de Mato Grosso onde resido e desenvolvo os trabalhos com a mesma. A proposição deste parte das vivências nas disciplinas cursadas no programa de mestrado em educação que provoca a discussão com o meu objeto de estudos que é a capoeira. Primeiramente faço um percurso da capoeira apresentando os vestígios da sua origem/criação, apresento em seguida os avanços com os tombamentos enquanto patrimônio imaterial e por fim fazendo o enfrentamento das atividades da capoeira e o protagonismo dos praticantes em todas suas vertentes sendo elas positivas ou negativas dentro do contexto das relações raciais. Considero um palco vasto e um verdadeiro campo minado em que se precisa avançar nessa política e enquanto praticante e dirigente da capoeira temos estudado proposições no intuito de fazer o debate a fim de instrumentalizar os capoeiristas à superar toda afronta causada aos capoeiristas em função de todo um histórico de hierarquização das raças onde coloca o povo negro como inferior.
Palavras-chave: Relato de experiência, Capoeira, Relações Raciais

Referências

LEME, Adinéia da Silva. Capoeira da senzala à imaterialidade. As vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso. 1ª ed. Curitiba (PR): CRV, 2019.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO/DF. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

CARONE, Iray, BENTO, Maria Aparecida Silva (Organizadoras). Branqueamento e Branquitude no Brasil In: Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. (25-58)

GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri. 2004 (357p.). Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2004.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Editora Itapuã, 1968

RIBEIRO, Djamila. O pequeno manual antirracista. Companhia das letras. São Paulo, 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BORGES, Joacelmo Barbosa; GRANDO, Beleni Salete. Capoeira na Roda das Relações Étnico-Raciais: um Jogo Complexo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 874-878.