Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares

  • Luzia Aparecida do Nascimento SEMED-ROO
  • Claudia Aparecida do Nascimento e Silva UCDB

Resumo


Este Relato de experiência apresenta o Cursinho Pré-vestibular Zumbi do Palmares em Rondonópolis/MT. O objetivo principal é mostrar a importância do cursinho pré-vestibular para o ingresso dos cursistas no ensino superior, a partir das contribuições do curso. Apresenta o histórico do Cursinho, ressaltando que o mesmo foi criado para contemplar prioritariamente estudantes negros e negras oriundos das escolas públicas, que não poderiam custear um cursinho particular. As conclusões deste trabalho revelam o cursinho como importante facilitador do acesso dos jovens periféricos de Rondonópolis ao ensino superior. Como aportes teóricos utilizouse autores que têm se debruçado sobre o tema da igualdade racial, tais como: (COSTA, 2018 e SILVA, 2016). Com relação ao histórico do cursinho busca-se apoio nos professores que narram essa trajetória.
Palavras-chave: Cursinho pré-vestibular, Igualdade, Acesso a Universidade

Referências

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação. 2005.

COSTA, Candida Soares da.Concepções e diretrizes da educação das relações étnico-raciais, Cuiabá:Edufmt, 2018, 41p.

LIMA, Valdivino Ferreira de. Políticas Públicas Afirmativas: Cursinho pré-vestibular gratuito Zumbi dos Palmares no Município de Rondonópolis-MT. 18f. Rondonópolis: Trabalho de conclusão de curso (TCC). Instituto de Ciências Humanas e Sociais UFR, 2018.

SILVA, Claudia Aparecida do Nascimento e. Leitura de literatura infantil e suas contribuições para o letramento literário – um estudo com crianças de 5 a 6 anos. 143f. Rondonópolis: Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Humanas e Sociais CUR/ UFMT, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Luzia Aparecida do; NASCIMENTO E SILVA, Claudia Aparecida do. Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 879-883.