Tensões entre o Essencial e o Urgente na Escola Pública em Meio a Pandemia Covid-19: Ensino Remoto e Trabalho Docente

  • Andréia da Silva Pereira Franceschetto SEDUC-MT
  • Cristiana de Vasconcelos Lopes SEDUC-MT

Resumo


Os efeitos da pandemia do novo coronavírus são e ainda serão sentidos em muitos aspectos da nossa vida, dentre eles, na escola. Neste sentido, buscando analisar a natureza das mudanças contextuais da pandemia, bem como, o impacto na atividade docente, este relato de experiência, elucida alguns aspectos dessa vivência em uma escola da educação básica pública na cidade de Cuiabá MT. Com caráter qualitativo e olhar fenomenológico, nosso ponto de partida são as observações, diálogos e as vivências da atividade docente desse período. Com as medidas de biossegurança relacionadas a pandemia do novo Coronavírus, os processos educativos, bem como, o trabalho docente tomou outros contornos, e principalmente, no que concerne à escola pública, alguns desafios se colocam diante da importância do oferecimento da carga horária anual mínima, do acesso à educação de qualidade e das condições de trabalho docente. Nesse contexto de tensões contraditórias entre o essencial para as aprendizagens e o ensino remoto, o contexto da prática docente reduziu-se às questões técnicas e reprodutivistas, Diante das contradições apresentadas, o ensino remoto revela violações de direitos elementares para acesso e continuidade do estudante, escancarando os antagonismos estruturais existentes na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Escola pública, Trabalho docente, Pandemia

Referências

FINI, M. I. Sobre a Pesquisa Qualitativa em Educação que tem a Fenomenologia como suporte. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Unimep, 1994.

LEMGRUBER, J.; LERER, R. (et.al.) CORONAVÍRUS NAS FAVELAS: A DESIGUALDADE E O RACISMO SEM MÁSCARAS. Movimentos: Cesec, 2021. 32 p. Disponível em: <https://www.movimentos.org.br/> Acesso em 28. set. 2021.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANCESCHETTO, Andréia da Silva Pereira; LOPES, Cristiana de Vasconcelos. Tensões entre o Essencial e o Urgente na Escola Pública em Meio a Pandemia Covid-19: Ensino Remoto e Trabalho Docente. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 899-903.