Docência em Tempos de Covid-19: Dificuldades do Ensino Remoto Emergencial

  • Heleen Cristina Silva Campos
  • Claudinei Caetano dos Santos

Resumo


Trata-se de um relato de experiência docente acerca das experiências e vivencias durante a pandemia da Covid-19, que visa refletir acerca do uso das tecnologias, sobrecarga de trabalho e o adoecimento docente nesse contexto. Para isso, é necessário refletir sobre as "novas modalidades" de ensino e os recursos tecnológicos, bem como a autorresponsabilidade por parte dos docentes e o seu adoecimento. Acredita-se que este relato pode ser representativo de um conjunto de casos análogos para compreender a realidade docente contada por quem a vivenciou e vivencia diariamente.
Palavras-chave: Docência, Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Adoecimento docente

Referências

BRASIL. Portaria nº. 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

MORAN, José Manuel. Educação Híbrida: Um conceito chave para a educação, hoje. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SOARES, Maria José Nascimento(org.) et al. Educação ambiental e a pandemia do novo coronavírus: abordagens interdisciplinares. Aracaju: Criação Editora, 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CAMPOS, Heleen Cristina Silva; SANTOS, Claudinei Caetano dos. Docência em Tempos de Covid-19: Dificuldades do Ensino Remoto Emergencial. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 904-908.