A Inclusão de Alunos Surdos: o Uso de Libras e seus Desafios no Ensino Médio
Resumo
Este artigo não possui um resumo.Referências
BISOL, Cláudia Alquati et al.. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 139, p. 147-172, abr. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 set. 2024.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101, 2006.
DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 set. 2024.
FRANCO, M. L. P. B.; NOVAES, G. T. F.. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 112, pp. 167-183. Disponível em: DOI: 10.1590/S0100-15742001000100009. Acesso em: 21 set. 2024.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
KUPSKE, F. F.; LOSS, J. R. Ensino médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas. Dialogia, São Paulo, n. 23, p. 59-68, jan./jun. 2016.
MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21° ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994
MOURA, Adelso Fidelis de. Acesso ao ensino superior: a experiência do aluno surdo no ensino médio. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pos Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Bauru, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
SANTOS, R. M, dos. et al. Desafios do ensino de Ciências para alunos surdos. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 set. 2024.
SILVA, D.N.H.; ABREU, F.S.D. Desenvolvimento, linguagem e surdez: contribuições teóricas à luz dos estudos de L. S. Vigotski. Em: SILVA, R.H.R.; SACARDO, M.S.; DALLA DÉA, V.H.S. Educação especial e inclusão: pesquisa do Centro Oeste Brasileiro [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. (Coleção Inclusão)
SOUZA, L.K. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arq. sutiãs. psicol., Rio de Janeiro, v. 2, pág. 51-67, 2019. Disponível em [link]. Acesso em 25 ser. 2024.
VIGOTSKI, L.S. Fundamentos da Defectologia. Obras Completas – Tomo Cinco. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel (PR): EDUNIOSTE, 2022
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101, 2006.
DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 set. 2024.
FRANCO, M. L. P. B.; NOVAES, G. T. F.. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de Pesquisa [online]. 2001, n. 112, pp. 167-183. Disponível em: DOI: 10.1590/S0100-15742001000100009. Acesso em: 21 set. 2024.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
KUPSKE, F. F.; LOSS, J. R. Ensino médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas. Dialogia, São Paulo, n. 23, p. 59-68, jan./jun. 2016.
MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21° ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994
MOURA, Adelso Fidelis de. Acesso ao ensino superior: a experiência do aluno surdo no ensino médio. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pos Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Bauru, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 set. 2024.
SANTOS, R. M, dos. et al. Desafios do ensino de Ciências para alunos surdos. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 set. 2024.
SILVA, D.N.H.; ABREU, F.S.D. Desenvolvimento, linguagem e surdez: contribuições teóricas à luz dos estudos de L. S. Vigotski. Em: SILVA, R.H.R.; SACARDO, M.S.; DALLA DÉA, V.H.S. Educação especial e inclusão: pesquisa do Centro Oeste Brasileiro [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2020. (Coleção Inclusão)
SOUZA, L.K. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arq. sutiãs. psicol., Rio de Janeiro, v. 2, pág. 51-67, 2019. Disponível em [link]. Acesso em 25 ser. 2024.
VIGOTSKI, L.S. Fundamentos da Defectologia. Obras Completas – Tomo Cinco. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel (PR): EDUNIOSTE, 2022
Publicado
11/11/2024
Como Citar
PINTO, Maria Luiza Nunes; COTRIN, Jane Teresinha Domingues.
A Inclusão de Alunos Surdos: o Uso de Libras e seus Desafios no Ensino Médio. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 47-51.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32486.