A Elaboração do Pei com Estratégias Lúdicas na Sala de Recurso Multifuncional

  • Jaqueline Pinafo SEDUC-MT

Resumo


Este relato busca refletir sobre a elaboração do Plano Educacional Individualizado com a inclusão de estratégias lúdicas na Sala de Recurso Multifuncional de duas escolas públicas (Municipal e Estadual). Dessa forma, é pautado em experiências práticas que busca colaborar com a problematização de que uma escola inclusiva não é aquela que apenas coloca o aluno com necessidades educacionais especiais em sala regular, mas que, para além da sala de aula, busque estratégias que promovam o acesso destes ao currículo do ensino regular. Para o aporte teórico utilizamos estudos de UJIIE (2012), KISHIMOTO (2006), LUCKESI (2005), FELTRIN, OLIVEIRA (2021). Os resultados obtidos demonstraram que as atividades lúdicas, quando dirigidas, objetivadas e mediadas, são capazes de instigar a vontade de aprender. Segundo relatos de professores da sala regular de ensino, após o trabalho desenvolvido foi possível perceber que o rendimento escolar destes, alcançou avanços significativos: tornaram-se mais participativos, motivados e tiveram maior frequência.
Palavras-chave: Plano Educacional Individualizado, Processo de Ensino Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado, Ludicidade

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

FELTRIN, M. G. P.; OLIVEIRA, O. V. de. Plano educacional individualizado no ensino aprendizagem de alunos com autismo. IX Congresso Brasileiro de Educação Especial, UFSCAR, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. website de Cipriano Carlos Luckesi. 21 nov. 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 de agosto 2024.

UJIIE, N. T. et al (Org.). A ação lúdica no espaço educacional: o desenvolvimento das inteligências múltiplas a partir de jogos e brincadeiras. In: ANSAI, Rosana Beatriz. Formação inicial no curso de pedagogia: a práxis educativa lúdica no contexto de dificuldade de aprendizagem. União da Vitória - Paraná: Gráfica Storbem, 2012. Cap. 3, p. 61.
Publicado
11/11/2024
PINAFO, Jaqueline. A Elaboração do Pei com Estratégias Lúdicas na Sala de Recurso Multifuncional. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 595-600. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32588.