A Problemática do "Horário do Almoço" nas Escolas de Tempo Integral em Cuiabá: Análise e Propostas para a Melhoria da Permanência dos Alunos

  • Ângelo Valentim Lena UFMT

Resumo


O modelo de educação em tempo integral visa garantir uma formação mais ampla e diversificada para os alunos, oferecendo atividades complementares e oportunidades de desenvolvimento integral. No entanto, sua implementação em escolas públicas tem enfrentado desafios relacionados à falta de infraestrutura, pessoal qualificado e, principalmente, à ausência de cobertura educacional no horário de almoço, conhecido como "vazio do almoço". Este artigo analisa a problemática do "vazio do almoço" nas escolas de tempo integral de Cuiabá, utilizando exemplos de unidades urbanas e campesinas, e propõe soluções baseadas em experiências bem-sucedidas, como a Escola Municipal Francisca Figueiredo Martins, além de outras iniciativas que envolveram a reorganização curricular e o engajamento da comunidade escolar.
Palavras-chave: Tempo Integral, "Vazio do Almoço", Educação Básica, Programa de Escola Integral, Cuiabá

Referências

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Publicado
11/11/2024
LENA, Ângelo Valentim. A Problemática do "Horário do Almoço" nas Escolas de Tempo Integral em Cuiabá: Análise e Propostas para a Melhoria da Permanência dos Alunos. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 630-635. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32594.