A Problemática do "Horário do Almoço" nas Escolas de Tempo Integral em Cuiabá: Análise e Propostas para a Melhoria da Permanência dos Alunos
Resumo
O modelo de educação em tempo integral visa garantir uma formação mais ampla e diversificada para os alunos, oferecendo atividades complementares e oportunidades de desenvolvimento integral. No entanto, sua implementação em escolas públicas tem enfrentado desafios relacionados à falta de infraestrutura, pessoal qualificado e, principalmente, à ausência de cobertura educacional no horário de almoço, conhecido como "vazio do almoço". Este artigo analisa a problemática do "vazio do almoço" nas escolas de tempo integral de Cuiabá, utilizando exemplos de unidades urbanas e campesinas, e propõe soluções baseadas em experiências bem-sucedidas, como a Escola Municipal Francisca Figueiredo Martins, além de outras iniciativas que envolveram a reorganização curricular e o engajamento da comunidade escolar.
Palavras-chave:
Tempo Integral, "Vazio do Almoço", Educação Básica, Programa de Escola Integral, Cuiabá
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2023. Informação e documentação — Referências — Elaboração. Rio de Janeiro, 2023.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico da EMEB Profª Francisca Martins. Cuiabá: SME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2007.
MACHADO, EDILENE DE SOUZA; DA SILVA, MABEL STROBEL MOREIRA (Org.). Escola Cuiabana: Cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Secretaria Municipal de Educação. Cuiabá: Print Gráficas e Editora, 2019.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico da EMEB Profª Francisca Martins. Cuiabá: SME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2007.
MACHADO, EDILENE DE SOUZA; DA SILVA, MABEL STROBEL MOREIRA (Org.). Escola Cuiabana: Cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Secretaria Municipal de Educação. Cuiabá: Print Gráficas e Editora, 2019.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
LENA, Ângelo Valentim.
A Problemática do "Horário do Almoço" nas Escolas de Tempo Integral em Cuiabá: Análise e Propostas para a Melhoria da Permanência dos Alunos. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 630-635.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32594.