Escola do Campo: Território de Vozes Inaudíveis

  • Jane Amorim da Silva UNEMAT
  • Jenilson de Aguiar Biano UNEMAT
  • Jucileide Alves Ribeiro UNEMAT
  • Laudemir Luiz Zart UNEMAT

Resumo


A Educação do Campo inclui e celebra a terra, é um contraponto que causa movimento na ação humana. Essa pesquisa apoia-se nos conceitos da pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-dialética. Essa pesquisa nasceu da pesquisa de campo na Sala Anexa da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto no Distrito de Nova Cáceres-MT, tendo por objetivo apreender a importância do território na identidade dos sujeitos da escola do campo. O território em foco é o camponês, onde se constroem existências e memórias. Quando essa educação considera a identidade do povo do campo existe a valorização da cultura e, assim existe o respeito a sua identidade.
Palavras-chave: Educação do Campo, Território, Redimensionamento Escolar

Referências

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Publicado
11/11/2024
SILVA, Jane Amorim da; BIANO, Jenilson de Aguiar; RIBEIRO, Jucileide Alves; ZART, Laudemir Luiz. Escola do Campo: Território de Vozes Inaudíveis. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 732-737. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32612.