Redimensionamento: Experiência de uma Pedagoga Auxiliar de Coordenação
Resumo
Este relato narra a experiência de uma professora pedagoga auxiliar de coordenação em uma escola pública estadual de Mato Grosso, no contexto do redimensionamento educacional ocorrido em 2023. A autora destaca os desafios impostos pela nova função, como a sobrecarga de tarefas e a adaptação a novas responsabilidades. A principal atribuição envolve auxiliar o coordenador pedagógico no planejamento e acompanhamento de atividades escolares. Apesar das dificuldades, como a falta de professores e a gestão de demandas administrativas, o relato demonstra que a experiência proporcionou um significativo crescimento profissional e impacto positivo na comunidade escolar.
Palavras-chave:
Redimensionamento, Auxiliar de coordenação, Pedagoga
Referências
GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
MATO GROSSO. Decreto nº 723 de 24 de novembro de 2020. Dispõe sobre o processo de matrículas e formação de turmas na Educação Básica, nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: jun. 2023.
MATO GROSSO. Decreto nº 1.497, de 10 de outubro de 2022. Dispõe sobre a Programa EducAção - 10 Anos, no âmbito do Estado de Mato Grosso. [link]. Acesso em: jul. 2023.
MATO GROSSO. Portaria nº 176/2022/GS/SEDUC/MT. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG - Imprensa Oficial – IOMAT. Disponível em: [link] Disposição sobre a criação e disciplina das atribuições da função “Professor Pedagogo”, para compor as equipes pedagógicas das Unidades Educacionais da rede estadual e dá outras providências. Acesso em: jun. 2022.
SANTOS, G. dos; CUNHA, E. V. R. da. Redimensionamento dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes públicas de educação em Mato Grosso: a autoridade mística fundadora no contexto da política de BNCC. Educação, [S. l.], v. 49, n. 1, p. e106/1–21, 2024. DOI: 10.5902/1984644485306. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 set. 2024.
MATO GROSSO. Decreto nº 723 de 24 de novembro de 2020. Dispõe sobre o processo de matrículas e formação de turmas na Educação Básica, nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: jun. 2023.
MATO GROSSO. Decreto nº 1.497, de 10 de outubro de 2022. Dispõe sobre a Programa EducAção - 10 Anos, no âmbito do Estado de Mato Grosso. [link]. Acesso em: jul. 2023.
MATO GROSSO. Portaria nº 176/2022/GS/SEDUC/MT. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG - Imprensa Oficial – IOMAT. Disponível em: [link] Disposição sobre a criação e disciplina das atribuições da função “Professor Pedagogo”, para compor as equipes pedagógicas das Unidades Educacionais da rede estadual e dá outras providências. Acesso em: jun. 2022.
SANTOS, G. dos; CUNHA, E. V. R. da. Redimensionamento dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes públicas de educação em Mato Grosso: a autoridade mística fundadora no contexto da política de BNCC. Educação, [S. l.], v. 49, n. 1, p. e106/1–21, 2024. DOI: 10.5902/1984644485306. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 set. 2024.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
REIS, Simone da Silva; SANTANA, Edna Nonato; MOREIRA, Lilia Liciele Vieira; RODRIGUES, Débora Aparecida Blanco Gonsales; VAIS, Dominique Junior.
Redimensionamento: Experiência de uma Pedagoga Auxiliar de Coordenação. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 762-766.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32617.