Análise de sentimento com rede neural convolucional: uma investigação do fator motivacional da metodologia de aprendizagem criativa

  • Max Filipe da Costa Braga UFPA
  • Wilson Rogério Soares e Silva IFPA
  • Orlando Shigueo Ohashi Junior UFRA
  • Renato Hidaka Torres UFPA

Resumo


Este artigo investiga a utilização da plataforma Scratch no desenvolvimento e monitoramento de ensaios de imersão criativa com alunos da educação básica. Acredita-se que propostas interativas como o Scratch proporcionam a motivação do aluno e contribuem no desenvolvimento das habilidades e competências. Para verificar essa hipótese, desenvolvemos três roteiros experimentais, no intuito de realizar a análise de sentimento dos participantes. Os sentimentos foram analisados a partir de um de uma rede neural convolucional e os resultados demonstram que o sentimento de felicidade e neutralidade foram predominantes. A observação desses sentimentos permite concluir que o Scratch contribui no fator motivacional do aprendizado.
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa, Redes Neurais Convolucionais, Scratch, Análise de Sentimentos

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Publicado
18/07/2021
BRAGA, Max Filipe da Costa; SOARES E SILVA, Wilson Rogério; OHASHI JUNIOR, Orlando Shigueo; TORRES, Renato Hidaka. Análise de sentimento com rede neural convolucional: uma investigação do fator motivacional da metodologia de aprendizagem criativa. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 48. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 191-200. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2021.15822.