Um Método para Desenvolvimento de Agentes de Ajuda para Usuários Surdos

  • Ezequiel C. Blasco PUCRS
  • Milene S. Silveira PUCRS

Resumo


As comunidades surdas, atualmente, utilizam largamente os recursos computacionais disponíveis, principalmente para comunicação e busca de informações, através da Internet. A fim de aumentar a atuação das pessoas surdas nos contextos social, profissional e acadêmico, faz-se necessário que as funcionalidades das ferramentas computacionais disponíveis sejam projetadas e desenvolvidas de maneira a facilitar a interação do usuário surdo. Nesse sentido, esse trabalho aborda a criação de um método para o desenvolvimento de sistemas de ajuda com alto grau de interatividade. Essa interatividade caracteriza-se por uma interface provida de um agente conversacional, considerando questões de acessibilidade no que se refere aos tópicos do sistema de ajuda, direcionada a um público alvo específico: usuários surdos. O desenvolvimento desse agente de ajuda segue um conjunto de diretrizes que garantem aspectos realistas e de interação agradável por parte de agentes conversacionais, além de facilitar o acesso para o usuário surdo quanto ao uso do sistema de ajuda.

Referências

A.L.I.C.E. (2008) “Artificial Intelligence Foundation”, [link], Dezembro.

Bates, J. (1992) “The Nature of Characters in Interactive Worlds and The OZ Project”. Tech. Rep. No. CMU-CS-92-200. Pittsburgh, California: Carnegie Mellon University, Computer Science Department.

Campos, M. B.; Oliveira, D. R.; Santos, G. S. (2006) “SignWebEdit: Uma oportunidade para a criação coletiva de textos escritos em língua de sinais”. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.297-306. Brasília, DF – Brasil.

Cassell, J.; Bickmore, T.; Billinghurst, M.; Campbell, L.; Chang, K.; Yan, H. (1999) “Embodiment in Conversational Interfaces: Rea”. In: Proceedings of CHI'99, p. 520-527. ACM – New York, NY – EUA.

Costa, A. C. R. e Dimuro, G. P. (2003) “SignWriting and SWML: Paving the Way to Sign Language Processing”. In: Proceedings of TALN 2003 - Workshop on Natural Language Processing of Minority Languages and Small Languages, p. 193-202. Université de Nantes – Nantes, França.

Costa, E. B.; Almeida, H. O.; Oliveira, D.; Ferneda, E.; Barbosa, J. E. L.; Nunes, R.; Figueiredo, T. N. (2004) “Um Ambiente Virtual de Aprendizagem na Web para Apoiar o Ensino da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS”. In: Revista Colabor@, v. 2, n. 6.

Farkas, D.K. (1998) “Layering as a Safety Net for Minimalist Documentation”. Carroll, J.C. (ed.) In: Minimalism Beyond the Nurnberg Funnel. Cambridge. The MIT Press, Cambridge.

Insite Ltda. (2008) “Insite Ltda”, [link]. Julho.

Massaro, D. W.; Ouni, S.; Cohen, M. M.; Clark, R. (2005) “A Multilingual Embodied Conversational Agent” In: Proceedings of the 38th Hawaii International Conference on System Sciences – HICSS’05, IEEE.

Mello, J. C. S.; Frozza, R. (2007) “Fred – um agente pedagógico mediador na construção do conhecimento”. In: WESSAC - Workshop Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, UCPel. Pelotas, RS – Brasil.

PandoraBots (2008) “PandoraBots – A Multilingual Chatbot Host Service”. [link]. Janeiro.

Preece, J.; Sharp, H.; Rogers, Y. (2007) “Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction”, 2nd ed. John Wiley & Sons Ltd, New York, NY – EUA.

Quadros, R. M. e Karnopp, L. B. (2004) “Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos”. Editora Artmed Ltda. Porto Alegre, RS – Brasil.

Reategui, E. e Moraes, M. C. (2006) “Agentes Pedagógicos Animados”. In: Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2 – CINTED/UFRGS, Porto Alegre, RS.

SBC (2006), “Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil 2006-2016”. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS - Brasil.

SignWriting (2008) “Sutton’s SignWriting Site”, [link]. Novembro.

Silveira, M. S.; Souza, C. S.; Barbosa, S. D. J. (2002) “Design de Sistemas de Ajuda Online baseado em Modelos”. In: Anais do V Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais – IHC’02, v. 1. p. 117-128. , Fortaleza, CE – Brasil.

Souza, C.S. (1993) “The Semiotic Engineering of User Interface Languages”. In: International Journal of Man-Machine Studies, 39, 753-773.

Willis, M. (2006) “Building Effective Help Systems: Modelling Human Help Seeking Behaviour”. In: Proceedings of the 20th Conference of the Computer-Human Interaction Special Interest Group (Chisig) of Australia on Computer-Human Interaction. OZCHI '06, v. 206. 2006.
Publicado
20/07/2009
BLASCO, Ezequiel C.; SILVEIRA, Milene S.. Um Método para Desenvolvimento de Agentes de Ajuda para Usuários Surdos. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 36. , 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 355-369. ISSN 2595-6205.