Utilização de Redes Bayesianas para Avaliação da Qualidade de Experiência do Usuário: Um Estudo de Caso Com Segunda Tela

  • Joahannes Bruno Dias da Costa UFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA
  • Marianne Kogut Eliasquevici UFPA
  • Daniel da Silva Souza UFPA

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre avaliação da qualidade da experiência do usuário a partir do uso de um aplicativo de segunda tela que interage com a programação televisiva. Para isto, foi empregado um modelo de inteligência computacional – Rede Bayesiana – para correlacionar os principais fatores que influenciam na experiência do usuário, sendo estes: fatores humanos, sistema e de contexto. Como resultado, é apresentada uma discussão que visa promover a melhoria da experiência do usuário por meio de critérios que permitam avaliar os aplicativos, quer seja durante a sua fase de design ou durante sua fase de operação.

Referências

Callet, P. L., M¨oller, S., Perkis, A., et al. (2012). Qualinet white paper on definitions of quality of experience. European Network on Quality of Experience in Multimedia Systems and Services (COST Action IC 1003).

Charlton, G. (2010). Why are women so intelligent? the effect of maternal iq on childhood mortality may be a relevant evolutionary factor. Medical hypotheses, 74(3):401–402.

Copa (2014). Copa do mundo lidera estatísticas de 2014 do twitter e do facebook. http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/copa-do-mundo-lidera-estatisticasde-2014-do-twitter-e-do-facebook. Acesso em: 10 de abril 2015.

Da, M., Wei, W., Hu, H., and Guan, J. (2011). The application of bayesian classification theories in distance education system. International Journal of Modern Education and Computer Science, 3(4):9.

ETSI (2009). Human factors (hf); quality of experience (qoe) requirements for real-time communication services. Technical Report TR 102 633.

Faulkner, L. (2003). Beyond the five-user assumption: Benefits of increased sample sizes in usability testing. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, 35(3):379–383.

Ferrari, F. (2012). O estudo da entropia de transferência em sistemas dinâmicos discretos. Master’s thesis, Mestrado em Ciências, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Geerts, D., Katrien, M., Istvan, K., An, J., Jan, B., Wout, J., Luc, M., and Lieven, M. (2010). Linking an integrated framework with appropriate methods for measuring qoe. In Quality of Multimedia Experience (QoMEX), 2010 Second International Workshop on, pages 158–163. IEEE.

IpsosMediact (2014). Facebook reach and usage. Estudo comissionado pelo Facebook. ITU-T (2007). Definition of quality of experience. Technical Report SG12 109rev2, Geneva, Switzerland.

Menkovski, V., Exarchakos, G., Liotta, A., and Antonio, S. (2011). Managing quality of experience on a commercial mobile tv platform. International Journal on Advances in Telecommunications Volume 4, Number 1 & 2, 2011.

Norman, D. (2004). Why we love (or hate) everyday things. Emotional Design.

Piccolo, L., Bonadia, G., and Tambascia, C. (2010). Aplicação de técnicas e métodos de ihc para avaliar a qoe de serviços de tv interativa. In Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 225–230. Brazilian Computer Society.

Sarabando, A. (2011). Um estudo do comportamento de redes bayesianas no prognóstico da sobrevivência no cancro da próstata. Master’s thesis, Faculdade de Ciências e Medicina, Universidade de Porto, Portugal.

Seruffo, M., Miranda, F., Oliveira, E., and Malcher, A. (2015). Dengue fever: Prevention through information. TVX 2015.

Soskic, N. (2014). Second screen user experience: A new digital television frontier. Information and Communication Technology, Electronics and Microelectronics (MIPRO), pages 1057–1060.

Xenos, M. (2004). Prediction and assessment of student behaviour in open and distance education in computers using bayesian networks. Computers & Education, 43(4):345–359.

Yong, L. (2013). User experience evaluation methods for mobile devices. In Innovative Computing Technology (INTECH), 2013 Third International Conference on, pages 281–286. IEEE.

Zhou, T. (2013). The effect of flow experience on user adoption of mobile tv. Behaviour & Information Technology, 32(3):263–272.

Zhu, Y., Heynderickx, I., and Redi, J. (2015). Understanding the role of social context and user factors in video quality of experience. Computers in Human Behavior, 49:412–426.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DA COSTA, Joahannes Bruno Dias; SERUFFO, Marcos César da Rocha; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; SOUZA, Daniel da Silva. Utilização de Redes Bayesianas para Avaliação da Qualidade de Experiência do Usuário: Um Estudo de Caso Com Segunda Tela. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 43. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1680-1691. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2016.9518.