Escalonamento de Processos Sequenciais e Paralelos em um Cluster Dedicado a Simulações Biológicas

  • V. da Fonseca Vieira UFJF
  • R. Weber dos Santos UFJF

Resumo


Neste trabalho foram estudadas diferentes políticas de escalonamento de processos em um pequeno cluster de computadores dedicado a simulações de modelos biológicos. Para isto o perfil típico de carga de trabalho neste cluster dedicado foi reproduzido artificialmente, o qual leva em conta três diferentes tipos de processos: sequenciais leves, sequenciais pesados e processos paralelos pesados baseados na biblioteca MPI. O cluster de computadores utilizado é baseado em Linux e foi montado com o pacote NPACI Rocks. Para o escalonamento de processos foi utilizado o Sun Grid Engine (SGE), que acompanha o NPACI Rocks. O SGE oferece integração com o MPI e permite a criação de filas de processos com características distintas. Foi realizado um estudo comparativo entre o comportamento de diferentes políticas de escalonamento submetidas à carga de trabalho em questão. As métricas adotadas e os objetivos desejados foram os de redução do tempo médio de execução dos processos, aumento da taxa média de processos executados e redução do tempo ocioso dos processadores do cluster. Esta avaliação nos permitiu estabelecer uma forma eficiente para gerenciar os recursos computacionais deste cluster de computadores dedicado.

Referências

Fisiocomp, Laboratório de Fisiologia Computacional: http://fisiocomp.ufjf.br. último acesso em Junho de 2006.

Rocks Clusters: http://www.rockscluster.org/Rocks. último acesso em Março de 2006.

The MPI Standard: http://www.mpi-forum.org. último acesso em Maio de 2006.

R. W. d. Santos, F. O. Campos, R. S. Oliveira. Performance comparsion of parallel geometric and algebraic multigrid preconditioners for the bidomain equations. Lecture Notes in Computer Science, 3991:76–83, 2006. Berlin-Heidelberg.

J. Sloan. High Performance Linux Clusters. O’Reilly, 2005.

SunMicrosystems. N1 Grid Engine Administration Guide, Maio 2005.

A. R. P. Júnior, M. E. de A. Freitas. Geração de números aleatórios. http://www.cefetsp.br/sinergia/5p13c.html. último acesso em Maio de 2006.

T. L. CASAVANT, J. G. KUHL. A Taxonomy of Scheduling in General-Purpose Distributed Computing Systems. Fevereiro, 1988. IEEE Transactions on Software Engineering, p.141-154.

A. SILBERCHATZ, P. B. GALVIN. Operating Systems Concepts. Addison-Wesley, 1998.
Publicado
17/10/2006
VIEIRA, V. da Fonseca; SANTOS, R. Weber dos. Escalonamento de Processos Sequenciais e Paralelos em um Cluster Dedicado a Simulações Biológicas. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 7. , 2006, Ouro Preto. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 33-36. DOI: https://doi.org/10.5753/wscad_estendido.2006.18967.