Ferramenta linguístico-computacional como facilitadora para o ensino de gramática na escola

  • Lívia Vicente Dutra UFJF
  • Natália Sathler Sigiliano UFJF

Resumo


A pesquisa “Gêneros, tipologias textuais e análise linguística: constituição de recursos didáticos para o trabalho contextualizado dos conhecimentos linguísticos em uma abordagem orientada pelos gêneros textuais” objetiva desenvolver uma ferramenta linguístico-computacional de auxílio ao professor para a abordagem de conteúdos de gramática pautados em gêneros textuais, já que a relação entre gêneros textuais e sua construção linguístico-discursiva ainda se constitui em um desafio para o ensino de língua. Esta ferramenta é construída com base em anotações da FrameNet Brasil. Por meio dela, espera-se tornar possível ao usuário a busca por gêneros textuais mais propícios para o ensino de determinados tópicos gramaticais, tendo em vista sua proeminência nesses gêneros.

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Publicado
29/11/2021
DUTRA, Lívia Vicente; SIGILIANO, Natália Sathler. Ferramenta linguístico-computacional como facilitadora para o ensino de gramática na escola. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 13. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 432-436. DOI: https://doi.org/10.5753/stil.2021.17824.