Game Over: representações da morte em Ambientes de Realidade Virtual

  • Vinícius Ferreira Galvão UFMT
  • Rayane Vitorassi Toledo UFMT
  • Danilo Barros dos Santos UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Eunice Pereira dos Santos Nunes UFMT

Resumo


Morte é um tópico que geralmente não tem foco em ambientes de jogos, e jogadores frequentemente tem a experiência dela através de seus próprios olhos virtuais, apesar de suas consequências podem ser nulificadas, na maioria dos casos. Ainda assim, os impactos deste evento afetam jogadores por muito tempo depois de uma seção de jogo. Jogadores e desenvolvedores de jogos já realizaram homenagens póstumas dentro das limitações técnicas dos jogos, como uma forma de lidar com dor e a perda causada pela morte no mundo real. Conforme os Ambientes Virtuais de Jogos (AVJ) se tornam um palco para interações humanas além do entretenimento, é necessário entender como usuários percebem o evento da morte dentro deles, como isto os afeta e como Realidade Virtual (RV) pode aumentar a experiência. Neste trabalho foi aplicado um questionário online para coletar os dados demográficos de usuários de jogos, suas opiniões sobre morte em AVJ e foi oferecido materiais audiovisuais mostrando a morte em jogos; para que eles demonstrem seu entendimento sobre o assunto. Os achados do estudo concluíram que RV pode aumentar a experiência emocional dos usuários; a forma que a morte é representada em jogos força usuários prestar atenção nela ou apenas seguir adiante; e em jogos com elementos sociais, voluntários concordam que é interessante utilizar AVJs para lidar com a dor da morte, ou até homenagear os mortos. Com este artigo, focamos destacar e encorajar discussões nas formas que RV e jogos estão permitindo a usuários experiências empáticas para melhor entender tópicos sensíveis, e como eles podem ser um meio viável para explorar tópicos tais tópicos complexos.
Palavras-chave: Morte, Realidade Virtual, Videogames, Memorial Digital
Publicado
07/11/2020
GALVÃO, Vinícius Ferreira; TOLEDO, Rayane Vitorassi; DOS SANTOS, Danilo Barros; MACIEL, Cristiano; NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Game Over: representações da morte em Ambientes de Realidade Virtual. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 179-188.