Handling Occlusions in Augmented Reality for Mobile Devices
Resumo
A exibição coerente do relacionamento espacial entre elementos reais e virtuais é uma característica desejável nos sistemas realistas de Realidade Aumentada (RA). O sistema deve ser capaz de estimar automaticamente as profundidades dos elementos reais e virtuais que compõem a cena e exibir no primeiro plano do quadro aquele que estiver mais próximo da câmera. Em outras palavras, os elementos reais e virtuais devem ocultar (total ou parcialmente) uns aos outros conforme suas profundidades. Neste artigo é apresentado um método para tratamento da oclusão voltado para aplicações executadas em dispositivos móveis. A solução apresentada utiliza as proporções de pixels, em relação ao total de pixels do quadro, ocupadas pelos elementos real e virtual para estimar suas profundidades. Em seguida, um método de segmentação baseado em modelo de tons de pele é aplicado para extrair o elemento real nos quadros em que esse elemento encontra-se no primeiro plano da cena e, em consequência disso, deve sobrepor o objeto virtual. Os resultados da avaliação do método proposto mostraram sua superioridade em relação aos encontrados na literatura quando um conjunto de características importantes são comparadas.
Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Dispositivos Móveis, Tratamento de Oclusão
Publicado
28/10/2019
Como Citar
SANCHES, Silvio; SILVA, Vitor; SEMENTILLE, Antonio; CORREA, Cleber; OLIVEIRA, Claiton.
Handling Occlusions in Augmented Reality for Mobile Devices. In: SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2019
.
p. 95-102.