Avaliação automática de habilidades sensório-motoras em simulador odontológico

  • Lucas Sallaberry Interlab - EPUSP
  • Romero Tori Interlab - EPUSP
  • Fatima Nunes LApIS - EACH/USP

Resumo


Simuladores em realidade virtual voltados para a saúde possibilitam o treinamento de estudantes antes do primeiro contato com o paciente, de maneira segura e sem gasto de material. Dados coletados durante a execução do treinamento favorecem a implementação de sistemas de avaliação automática, que podem tanto fornecer retorno de desempenho para o aluno durante o treino, sem a necessidade de um instrutor presente, quanto auxiliar o professor durante avaliações. Estudos que utilizam aprendizado de máquina para realizar a avaliação de aprendizes em simuladores de realidade virtual com retorno háptico ainda são escassos na literatura. Este trabalho propõe a utilização de técnicas de aprendizado de máquina para definir um método de avaliação a fim de mensurar a aquisição de habilidades sensório-motoras de estudantes. O modelo será validado em um simulador de anestesia odontológica em realidade virtual. Dados de especialistas e alunos iniciantes e experientes foram coletados durante experimentos e serão utilizados para treinar o modelo. Possíveis métricas de desempenho e técnicas de avaliação foram levantadas em uma revisão sistemática da literatura.
Palavras-chave: Avaliação de aprendiz, simulador odontológico, retorno háptico, aprendizado de máquina

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Publicado
07/11/2020
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SALLABERRY, Lucas; TORI, Romero; NUNES, Fatima. Avaliação automática de habilidades sensório-motoras em simulador odontológico. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 5-6. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12943.