Interação por Rastreamento de Mão em ambiente de Realidade Virtual

  • Mateus Castro IME
  • João Xavier IME
  • Paulo Rosa IME
  • Jauvane de Oliveira LNCC

Resumo


Este artigo descreve a criação de um sistema de baixo custo que permite a interação de um usuário com ambientes virtuais modelados em Unity e visualizados através do Google Card Board - a interação testada se baseia no uso das mãos para mover objetos em uma tarefa de pick and place. O sistema proposto divide o processamento em uma arquitetura cliente-servidor na qual o ambiente virtual é executado no cliente, ao mesmo tempo que este envia fotos do celular do Card Board para o servidor. Este processa e retorna a pose da mão presente na imagem e envia de volta para o cliente, o qual renderiza e processa interações.
Palavras-chave: Redes Neurais, Aprendizado Profundo, Realidade Virtual, Sistema de Tempo Real, Análise de Imagens, Detecção de Posição

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Publicado
07/11/2020
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CASTRO, Mateus; XAVIER, João; ROSA, Paulo; DE OLIVEIRA, Jauvane. Interação por Rastreamento de Mão em ambiente de Realidade Virtual. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 44-48. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12954.