Realidade Aumentada com Vuforia e Unity

  • Derzu Omaia UFPB
  • Liliane Machado UFPB

Resumo


A realidade aumentada (RA) é um mecanismo de visualização, direta ou indireta, em tempo real, de um ambiente físico real, sobre o qual são adicionadas informações geradas por computador. A RA visa integrar elementos virtuais à visão do mundo real, aumentando a percepção do usuário e sua interação com o ambiente. Diversos dispositivos de visualização podem ser utilizados para essa integração visual, entre eles dispositivos móveis como tablets e smartphones. Com a popularização dos dispositivos móveis, tornou-se possível criar aplicações de RA de baixo custo e fácil disseminação. Diversas ferramentas de desenvolvimento para RA vem sendo propostas para diferentes plataformas, dentre elas, destacam-se a biblioteca Vuforia em conjunto com a plataforma Unity, visto que oferecerem recursos avançados de forma simples. Este tutorial se propõe a apresentar o processo de criação de aplicações de RA com o uso da biblioteca Vuforia em conjunto com a plataforma Unity, mostrando como usar recursos básicos a avançados dessa biblioteca. No presente documento é apresentado o passo a passo para desenvolvimento de uma aplicação simples.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Unity, Vuforia

Referências

Tori, R. and Hounsell, M.S. (Org.) Introdução à Realidade Virtual e Aumentada. SBC, 2018.

FURHT, B. Handbook of augmented reality. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2011.

UNITY. Unity Platform, 2020. Página inicial. Disponível em: <https://unity.com/products/unity-platform/>. Acesso em: 16 de set. de 2020.

VUFORIA. Vuforia Developer Portal, 2020. Disponível em: <https://developer.vuforia. com/>. Acesso em: 16 set. 2020.
Publicado
07/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OMAIA, Derzu; MACHADO, Liliane. Realidade Aumentada com Vuforia e Unity. In: TUTORIAIS - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-64. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12958.