Explorando o Tour Virtual nos Museus de Pernambuco: Impacto, Desafios e a Experiência do Visitante

Resumo


Este estudo investiga a adoção e o impacto dos tours virtuais nos museus de Pernambuco, destacando seu papel em melhorar a visibilidade e o engajamento dos visitantes. Ao mapear o estado atual dos tours virtuais e avaliar as experiências dos usuários, a pesquisa identifica tanto os benefícios quanto os desafios associados a essas tecnologias. Os resultados indicam que os tours virtuais podem aumentar o alcance do público e as oportunidades educacionais, apesar das dificuldades técnicas e de implementação. O estudo ressalta a necessidade de um planejamento estratégico para maximizar os impactos positivos e integrar os tours virtuais como parte de uma estratégia mais ampla de modernização e democratização dos museus.
Palavras-chave: tours virtuais, museus, Pernambuco, impacto, engajamento

Referências

Bauer, J. E., Sohn, A. P. L., and Oliveira, B. S. d. (2019). Turismo cultural: um estudo sobre museus e internet. Turismo: visão e ação, 21:291–308.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA.

Guttentag, D. A. (2010). Virtual reality: Applications and implications for tourism. Tourism management, 31(5):637–651.

Silva, A. A. (2011). Museu virtual de Brasília: um instrumento de promoção do turismo. In Brasília, editor, xii, 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo). Universidade de Brasília, Brasília.
Publicado
30/09/2024
ARAÚJO, Calíope Corrêa de; TEIXEIRA, João Marcelo X. N.. Explorando o Tour Virtual nos Museus de Pernambuco: Impacto, Desafios e a Experiência do Visitante. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-4. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.243823.