Implementação e Avaliação de Elementos com Foco na Obtenção de Satisfação
Resumo
Este artigo explora a implementação e avaliação de elementos para aumentar a satisfação do usuário em Serious Games de Realidade Virtual. Focando no jogo “Giro Jampa”, voltado a cadeirantes para condicionamento de saúde, aplicou-se a metodologia Gameflow para medir a satisfação dos jogadores. Requisitos e elementos adicionais foram incorporados, abrangendo categorias como concentração, desafio e imersão. A avaliação, conduzida com treze usuários com lesões medulares, revelou altas pontuações de satisfação, validando a eficácia dessa abordagem em Serious Games voltados para saúde.
Palavras-chave:
satisfação, serious games, realidade virtual, gameflow, saúde
Referências
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Braga, M., Machado, L., Lopes, L., Siebra, C., Souto, E., and Ramos, R. (2021). GiroJampa: A serious game prototype for wheelchairs rehabilitation. In 18th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV2021), pages 489–498.
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Sweetser, P., and Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Comput. Entertain., 3(3):3.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
ARAÚJO, Ismael Mesquita de; MACHADO, Liliane S..
Implementação e Avaliação de Elementos com Foco na Obtenção de Satisfação. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE GRADUAÇÃO - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 33-36.
DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.241563.