Framework para Treinamento em Realidade Virtual Utilizando Técnicas com Foco na Experiência do Usuário
Resumo
A realidade virtual é uma tecnologia emergente amplamente utilizada em diversas áreas, especialmente para treinamentos, proporcionando experiências imersivas e interativas que simulam situações reais com grande precisão. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um framework robusto para otimizar o processo de criação de treinamentos em realidade virtual, facilitando a implementação de cenários padrão e oferecendo flexibilidade para atender a necessidades especı́ficas. O framework foi aplicado no treinamento de procedimentos em uma subestação elétrica na Usina de Itaipu, sendo validado por meio de experimentos com um grupo de indivı́duos.
Palavras-chave:
realidade virtual, framework, treinamento, experiência do usuário
Referências
Dixon, S. (2006). A history of virtual reality in performance. International Journal of Performance Arts and Digital Media, 2(1), 23–54.
Djaouti, D., Alvarez, J., Jessel, J.-P., & Rampnoux, O. (2011). Origins of serious games. Serious games and edutainment applications, 25–43.
Fuchs, P., Moreau, G., & Guitton, P. (2011). Virtual reality: concepts and technologies. CRC Press.
Sherman, C. R. (2002). Motion sickness: review of causes and preventive strategies. Journal of travel medicine, 9(5), 251–256.
Djaouti, D., Alvarez, J., Jessel, J.-P., & Rampnoux, O. (2011). Origins of serious games. Serious games and edutainment applications, 25–43.
Fuchs, P., Moreau, G., & Guitton, P. (2011). Virtual reality: concepts and technologies. CRC Press.
Sherman, C. R. (2002). Motion sickness: review of causes and preventive strategies. Journal of travel medicine, 9(5), 251–256.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
BAEZ, Lyncon E. B.; MAURICIO, Claudio Roberto M.; PERES, Fabiana F. F..
Framework para Treinamento em Realidade Virtual Utilizando Técnicas com Foco na Experiência do Usuário. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE GRADUAÇÃO - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 65-68.
DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.244756.