Experimentação Remota e Simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados na criação de uma Sequência Didática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos, integrando a Experimentação Remota, Simulação Virtual mobile e Realidade Virtual para o estudo da propagação eletromagnética, aplicável em diferentes contextos de ensino. Este projeto teve uma abordagem mista utilizada para criação de um protótipo, o qual foi implementado em alunos do Ensino Médio. Os resultados convergem para a eficácia da proposta, para o ensino de Física, com principal destaque para o ambiente de Realidade Virtual.
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Experimentação Remota, Simulação Virtual, Realidade Virtual, Propagação Eletromagnética
Referências
Bender, W. N. (2012). Project-based learning: Differentiating instruction for the 21st century. Corwin Press.
Beraldo, A. L. d. S., de Oliveira, T., & Stringhini, D. (2021). Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1), 330–340.
Branco, M., Coelho, L. A., & Alves, G. R. (2017). Estudo comparativo entre laboratórios remotos e simuladores. In TICAI 2017 TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería, 117–123. IEEE.
Bremgartner, V., Fernandes, P., Jeanne, S., & Souza, J. C. (2022). Project-based learning applied to initial and continuing training courses in the maker culture. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(3), 1942–1956.
Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2013). Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(3), 3602.
Mystakidis, S. (2022). Metaverse. Encyclopedia, 2(1), 486–497.
Silva, I. M. (2023). Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetos. Master’s thesis, Instituto Federal do Amazonas. Available at: IFAM Repository.
Silva, I. M., Frota, V. B., & Cavalcante, M. A. (2023). Navegando nas ondas eletromagnéticas: uma sequência didática de ABP voltada ao estudo da propagação dos raios X. IFAM library. Available at: IFAM Repository.
Wieman, C. E., Adams, W. K., & Perkins, K. K. (2008). PhET: Simulations that enhance learning. Science, 322(5902), 682–683.
Beraldo, A. L. d. S., de Oliveira, T., & Stringhini, D. (2021). Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1), 330–340.
Branco, M., Coelho, L. A., & Alves, G. R. (2017). Estudo comparativo entre laboratórios remotos e simuladores. In TICAI 2017 TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería, 117–123. IEEE.
Bremgartner, V., Fernandes, P., Jeanne, S., & Souza, J. C. (2022). Project-based learning applied to initial and continuing training courses in the maker culture. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(3), 1942–1956.
Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2013). Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(3), 3602.
Mystakidis, S. (2022). Metaverse. Encyclopedia, 2(1), 486–497.
Silva, I. M. (2023). Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetos. Master’s thesis, Instituto Federal do Amazonas. Available at: IFAM Repository.
Silva, I. M., Frota, V. B., & Cavalcante, M. A. (2023). Navegando nas ondas eletromagnéticas: uma sequência didática de ABP voltada ao estudo da propagação dos raios X. IFAM library. Available at: IFAM Repository.
Wieman, C. E., Adams, W. K., & Perkins, K. K. (2008). PhET: Simulations that enhance learning. Science, 322(5902), 682–683.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
SILVA, Izac M. da; BREMGARTNER, Vitor; CAVALCANTE, Marisa.
Experimentação Remota e Simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 85-89.
DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.243547.