A Utilização da Gamificação como Ferramenta Motivadora no Ensino de Manutenção de Software

Resumo


A Manutenção de Software propõe a realização de modificações em um produto de software, desde a correção de eventuais erros a melhora nos atributos. Durante o ciclo de vida do projeto de software, a implementação da manutenção surge como uma etapa importante, porém essa fase gera dúvidas em especialistas. Visando construir profissionais capacitadas, docentes do ensino superior adotam metodologias de ensino ativas e adaptáveis para área da tecnologia. Com este pensamento, este estudo apresenta etapas para o planejamento e implementação de um sistema gamificado, que utiliza de procedimentos de jogos em uma estratégia educativa para o incentivo do estudo de Manutenção de Software. Durante o estudo foram analisados os artefatos gerados por alunos para a identificação dos principais problemas enfrentados na criação da documentação e as principais avaliações dos estudantes em relação ao sistema gamificado, na qual foi utilizado o questionário IMI e IMMS. A amostra foi composta por alunos do curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Por intermédio da análise observou-se que os dados apresentam um índice de 72% dos alunos detiveram interesse nas atividades durante a gamificação.

Palavras-chave: Gamificação, Metodologias Ativas de Ensino, Manutenção de Software, IMI, IMMS

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Publicado
25/09/2023
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LIMA, Israely; RABELO, Jacilane de Holanda. A Utilização da Gamificação como Ferramenta Motivadora no Ensino de Manutenção de Software. In: WORKSHOP DE VISUALIZAÇÃO, EVOLUÇÃO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE (VEM), 11. , 2023, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 11-15. DOI: https://doi.org/10.5753/vem.2023.235570.