Um Estudo sobre Descrição de Imagens em Mídias Sociais Online na Perspectiva de Pessoas com Cegueira Congênita

Resumo


Um grande desafio dos usuários de leitores de tela no uso das mídias sociais online é a interação com as milhares de imagens postadas diariamente, já que os leitores ainda não são capazes de interpretá-las. Apesar de algumas iniciativas existentes para descrever imagens, ao considerar pessoas que nunca experimentaram o sentido da visão (cegos congênitos ou sem memória visual), questiona-se se existem particularidades e diferenças na forma em que eles descrevem o mundo, representado por fotografias, em comparação com videntes. Neste artigo apresenta-se os resultados de exercícios de descrição, com participação de cegos congênitos e videntes, no intuito de identificar as particularidades e diferenças nas descrições feitas e verificar se um conjunto de questões para auxiliar a descrição proposta na literatura contempla os elementos utilizados na descrição feita por quem tem cegueira congênita.

Palavras-chave: acessibilidade, conteúdo visual, mídias sociais online, cegos congênitos

Referências

Ferreira, S. B. L., Chauvel, M. A., Ferreira, M. G. A. L. (2006) “e-Acessibilidade: tornando visível o invisível”. In: Encontro da ANPAD, Salvador.

Gleason, C. et al. (2020) "Twitter A11y: a browser extension to make Twitter images accessible". In: Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI20, p. 1-20

Guimarães, P. R. B. (2016) “Estatística não paramétrica”. Material didático, https://docs.ufpr.br/~prbg/public_html/ce050/aluno_2016_np.pdf

Internet Live Stats. (2022) “In one second, each and every second, there are…”, https://www.internetlivestats.com/one-second/

Jandrey, A. et al. (2021) “Image Descriptions' Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?”: In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC21, p. 1–11

Nunes, S., Lomônaco, J. F. B. (2008) “Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento”. In: Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 1, p. 119–138.

Morris, M. R. et al. (2018) "Rich representations of visual content for screen reader users". In: Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI18, p. 1–11

Sacramento, C. et al. (2020) "#PraCegoVer: investigating the description of visual content in brazilian online social media". In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC2020, p. 1-10

Salisbury et al. (2017) "Toward scalable social alt text: conversational crowdsourcing as a tool for refining vision-to-language technology for the blind". In: Conference on Human Computation and Crowdsourcing, HCOMP2017, p. 147–156

W3C. (2018) “Web content accessibility guidelines (WCAG) 2.1”., https://www.w3.org/TR/WCAG21/

WU, S. et al. (2014) "Visually impaired users on an online social network". In: Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI14, p, 3133–3142
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SACRAMENTO, Carolina; LEAL FERREIRA, Simone Bacellar; REMEDIOS, Sara. Um Estudo sobre Descrição de Imagens em Mídias Sociais Online na Perspectiva de Pessoas com Cegueira Congênita. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 13. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 63-70. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226786.