Memes na Web Social: as Imagens de Si e a Circulação de Estereótipos no Google e no Facebook
Resumo
Este artigo descreve o funcionamento de memes na Web Social que constroem estereótipos e imagens que as pessoas fazem de si. É utilizada a abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa. São coletados memes nos resultados de busca do Google, Google Imagens e Facebook para construir o corpus da pesquisa. Conclui-se que os memes têm peculiaridades discursivas na sua estrutura interna e no conjunto deles para um grupo social, que as pessoas podem cada vez mais ler mensagens que não lhes são destinadas e que o humor atua para a circulação intensa deste formato de comunicação.
Palavras-chave:
Web Social, Memes, Facebook
Publicado
18/09/2018
Como Citar
MELO, Lafayette B..
Memes na Web Social: as Imagens de Si e a Circulação de Estereótipos no Google e no Facebook. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 9. , 2018, Belém.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 013 - 024.
ISSN 2596-0296.
DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2018.3892.