Técnicas de Avaliação de Usabilidade do Tipo Do-It Yourself e seus Impactos no Processo de Desenvolvimento de uma Rede Social na Web

  • Octávio Turra Barbosa IFSP
  • Ana Carolina de Castro Nunes IFSP
  • Ecivaldo Matos UFBA

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a aplicação de técnicas de avaliação de usabilidade do tipo do-it yourself (DIY) no desenvolvimento de uma rede social na web. Por meio de técnicas híbridas de coleta de dados qualitativos foi possível construir conhecimento sobre a qualidade da interface do software em desenvolvimento. Percebeu-se que o uso de testes do tipo DIY logo após o design inicial do software proporcionou à equipe de desenvolvimento dados úteis para o redesign da interação e da interface, mais próximas às características dos potenciais usuários e, com isso, foi possível adequar a próxima iteração do processo de desenvolvimento do software.
Palavras-chave: Técnicas do-it yourself, Usabilidade, Redes sociais, Engenharia de software
Publicado
03/10/2013
Como Citar

Selecione um Formato
TURRA BARBOSA, Octávio ; DE CASTRO NUNES, Ana Carolina ; MATOS, Ecivaldo . Técnicas de Avaliação de Usabilidade do Tipo Do-It Yourself e seus Impactos no Processo de Desenvolvimento de uma Rede Social na Web. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 5. , 2013, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1-6. ISSN 2596-0296.