Melhoria de Processos de Testes de Software: Um relato de Experiência utilizando Root Cause Analisys (5 Whys)
Resumo
Este relato de experiência apresenta o resultado de melhoria de processo de testes de um departamento de um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, que teve como objetivo reduzir o grande número de Defeitos em produção reportados pelo cliente. Através da Análise de Causa Raiz (RCA), foram analisados Defeitos em produção durante 1º semestre de 2021, identificadas as origens dos problemas e propostas ações corretivas. Grande parte dos problemas eram provenientes da ausência de um processo de gerenciamento dos testes e ferramentas apropriadas. A partir do 2º semestre de 2021, após o plano de ação ser executado, percebeu-se uma redução considerável do número de Defeitos e identificando novos problemas referentes a infraestrutura e ausência de um processo comum de desenvolvimento.
Referências
Natalia Juristo, Ana M Moreno, and Sira Vegas. 2004. Reviewing 25 years of testing technique experiments. Empirical Software Engineering 9, 1 (2004), 7–44.
Business Process Model and Notation (BPMN). 2011. Standard document URL: http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0
Doggett, A. M. (2005). Root cause analysis: a framework for tool selection. Quality Management Journal, 12(4), 34-45.
Maia, Nayane (2023). Root Cause Analysis - 5 Why Template. figshare. Dataset. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.24418921.v1