Uma Abordagem Ativa para a Aprendizagem dos Processos do MPS.Br: uma Experiência na Graduação

  • Deivid E. S. Silva UFPR
  • Natasha M. C. Valentim UFPR

Resumo


Em um contexto de crescente importância da qualidade de software, incentivar o ensino e a aprendizagem do modelo MPS.Br nas universidades se revela fundamental. Este trabalho aborda a experiência de um seminário conduzido por estudantes de graduação em Ciência da Computação, focado nos processos do MPS.Br. O seminário envolveu pesquisas na literatura e apresentações pelos estudantes, permitindo a identificação de ferramentas relevantes, como o Trello e a matriz SWOT. Além de promover o entendimento dos processos do MPS.Br, o seminário contribui para a formação de futuros engenheiros de software, capacitando-os a aplicar as melhores práticas em suas carreiras, com potencial impacto positivo na indústria de tecnologia no Brasil.

Referências

dos Santos, A. C., Cipriani, A., and Nicolete, P. C. (2023). Aprendizagem por investigação: aplicação de uma sequência didática online no ensino de biologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(1):321–330.

Guia Geral, M. (2012). Mps.br-melhoria de processo do software brasileiro. [link].

Júnior, J. S., de Oliveira, A. I., and Rodrigues, G. (2019). Uso do git e trello para produçao colaborativa de um material didático em latex. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 1114–1118.

Junior, O. E. D. S. et al. (2015). Desafios na implementação do modelo mps-br: a percepção de um gestor da área de qualidade. [link].

Maia, A. M. A., de Oliveira, L. M. C., Rodrigues, M. E. M., Viana, W., and Marques, A. B. (2023). Adotando aulas invertidas e gamificação no ensino de qualidade de processos de software com foco no mps. br. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 305–316. SBC.

Softex (2022). Melhoria do processo de software brasileiro. [link].
Publicado
07/11/2023
SILVA, Deivid E. S.; VALENTIM, Natasha M. C.. Uma Abordagem Ativa para a Aprendizagem dos Processos do MPS.Br: uma Experiência na Graduação. In: WORKSHOP ANUAL DO MPS (WAMPS), 19. , 2023, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 40-43. DOI: https://doi.org/10.5753/wamps.2023.27321.