Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior Brasileiras

Resumo


A adoção de Learning Analytics (LA) em Instituições de Ensino Superior (IES) é considerada uma tarefa desafiadora, por sugerir mudanças na estrutura da IES e abranger atividades em diversos setores do sistema de ensino. Compreender o nível de maturidade dos projetos de LA existentes dentro das IES torna-se fundamental para que as instituições consigam ampliar seus projetos e abranger todos os seus setores. Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o nível de maturidade da LA nas IES das regiões do sul e sudeste brasileiro de acordo com o modelo de maturidade MMALA. Durante o estudo foi possível notar que as IES possuem níveis de maturidade diferentes para cada área do processo do MMALA.

Palavras-chave: Learning Analytics, Instituições de Ensino Superior, Nível de maturidade

Referências

Broos, T., Hilliger, I., Pérez-Sanagustín, M., Htun, N. N., Millecamp, M., Pesántez Cabrera, P., ... & De Laet, T. (2020). Coordinating learning analytics policymaking and implementation at scale. British Journal of Educational Technology, 51(4), 938-954.

Colvin, C., Rogers, T., Wade, A., Dawson, S., Gasevic, D., Buckingham Shum, S., ... & Fisher, J. (2016). Student retention and learning analytics: A snapshot of Australian practices and a framework for advancement.

Freitas, E. L. S. X. (2020). MMALA: um modelo de maturidade para adoção de Learning Analytics.

Freitas, E. L. S. X., de Oliveira, T. T., de Souza, F. D. F., & Garcia, V. C. (2019, July). Learning analytics: A brief overview about applications and its advantages. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) (Vol. 2161, pp. 190-191). IEEE.

Freitas (a), E., Fonseca, F., Garcia, V., Ferreira, R., & Gašević, D. (2020, July). Towards a maturity model for learning analytics adoption an overview of its levels and areas. In 2020 ieee 20th international conference on advanced learning technologies (icalt) (pp. 122-126). IEEE.

Freitas (b), E. L. S. X., Souza, F. D. F. D., Garcia, V. C., Falcão, T. P. D. R., Marques, E. C. M., & Mello, R. F. (2020). Avaliação de um modelo de maturidade para adoção de Learning Analytics em instituções de ensino superior. RELATEC: revista latinoamericana de tecnología educativa.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.

Hilliger, I., Ortiz-Rojas, M., Pesántez-Cabrera, P., Scheihing, E., Tsai, Y. S., Muñoz Merino, P. J., ... & Pérez-Sanagustín, M. (2020). Identifying needs for learning analytics adoption in Latin American universities: A mixed-methods approach. The Internet and Higher Education, 45, 100726.

Król, K., & Zdonek, D. (2020). Analytics maturity models: An overview. Information, 11(3), 142.

Lees, M. (2016, November). A maturity model for Control and Automation in environmental impact. In 2016 Australian Control Conference (AuCC) (pp. 299-304). IEEE.

Massa, S. M., & Kühn, F. D. (2018, June). Learning Analytics in Serious Games: A systematic review of literature. In 2018 IEEE Biennial Congress of Argentina (ARGENCON) (pp. 1-5). IEEE.

Tsai, Y. S., & Gasevic, D. (2017). Learning analytics in higher education---challenges and policies: a review of eight learning analytics policies. In Proceedings of the seventh international learning analytics & knowledge conference (pp. 233-242).

Tsai, Y. S., Moreno-Marcos, P. M., Jivet, I., Scheffel, M., Tammets, K., Kollom, K., & Gašević, D. (2018). The SHEILA framework: Informing institutional strategies and policy processes of learning analytics. Journal of Learning Analytics, 5(3), 5-20.

Tsai, Y. S., Rates, D., Moreno-Marcos, P. M., Muñoz-Merino, P. J., Jivet, I., Scheffel, M., ... & Gašević, D. (2020). Learning analytics in European higher education— Trends and barriers. Computers & Education, 155, 103933.
Publicado
16/11/2022
SCHENEIDER, Thais F.; CECHINEL, Cristian; MELLO, Rafael F. L. de; FREITAS, Elyda L. S. X.; FALCÃO, Taciana P. da Rocha; RAMOS, Vinicius F. C.. Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.226423.