Análise do Nível de Maturidade na Adoção de Learning Analytics em Instituições de Ensino Superior Brasileiras
Resumo
A adoção de Learning Analytics (LA) em Instituições de Ensino Superior (IES) é considerada uma tarefa desafiadora, por sugerir mudanças na estrutura da IES e abranger atividades em diversos setores do sistema de ensino. Compreender o nível de maturidade dos projetos de LA existentes dentro das IES torna-se fundamental para que as instituições consigam ampliar seus projetos e abranger todos os seus setores. Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o nível de maturidade da LA nas IES das regiões do sul e sudeste brasileiro de acordo com o modelo de maturidade MMALA. Durante o estudo foi possível notar que as IES possuem níveis de maturidade diferentes para cada área do processo do MMALA.
Referências
Colvin, C., Rogers, T., Wade, A., Dawson, S., Gasevic, D., Buckingham Shum, S., ... & Fisher, J. (2016). Student retention and learning analytics: A snapshot of Australian practices and a framework for advancement.
Freitas, E. L. S. X. (2020). MMALA: um modelo de maturidade para adoção de Learning Analytics.
Freitas, E. L. S. X., de Oliveira, T. T., de Souza, F. D. F., & Garcia, V. C. (2019, July). Learning analytics: A brief overview about applications and its advantages. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) (Vol. 2161, pp. 190-191). IEEE.
Freitas (a), E., Fonseca, F., Garcia, V., Ferreira, R., & Gašević, D. (2020, July). Towards a maturity model for learning analytics adoption an overview of its levels and areas. In 2020 ieee 20th international conference on advanced learning technologies (icalt) (pp. 122-126). IEEE.
Freitas (b), E. L. S. X., Souza, F. D. F. D., Garcia, V. C., Falcão, T. P. D. R., Marques, E. C. M., & Mello, R. F. (2020). Avaliação de um modelo de maturidade para adoção de Learning Analytics em instituções de ensino superior. RELATEC: revista latinoamericana de tecnología educativa.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Plageder.
Hilliger, I., Ortiz-Rojas, M., Pesántez-Cabrera, P., Scheihing, E., Tsai, Y. S., Muñoz Merino, P. J., ... & Pérez-Sanagustín, M. (2020). Identifying needs for learning analytics adoption in Latin American universities: A mixed-methods approach. The Internet and Higher Education, 45, 100726.
Król, K., & Zdonek, D. (2020). Analytics maturity models: An overview. Information, 11(3), 142.
Lees, M. (2016, November). A maturity model for Control and Automation in environmental impact. In 2016 Australian Control Conference (AuCC) (pp. 299-304). IEEE.
Massa, S. M., & Kühn, F. D. (2018, June). Learning Analytics in Serious Games: A systematic review of literature. In 2018 IEEE Biennial Congress of Argentina (ARGENCON) (pp. 1-5). IEEE.
Tsai, Y. S., & Gasevic, D. (2017). Learning analytics in higher education---challenges and policies: a review of eight learning analytics policies. In Proceedings of the seventh international learning analytics & knowledge conference (pp. 233-242).
Tsai, Y. S., Moreno-Marcos, P. M., Jivet, I., Scheffel, M., Tammets, K., Kollom, K., & Gašević, D. (2018). The SHEILA framework: Informing institutional strategies and policy processes of learning analytics. Journal of Learning Analytics, 5(3), 5-20.
Tsai, Y. S., Rates, D., Moreno-Marcos, P. M., Muñoz-Merino, P. J., Jivet, I., Scheffel, M., ... & Gašević, D. (2020). Learning analytics in European higher education— Trends and barriers. Computers & Education, 155, 103933.