Learning Analytics no Ensino de Introdução à Programação de Computadores

Resumo


Disciplinas de programação introdutória apresentam uma alta taxa de reprovação no mundo todo, e na Universidade Federal do Amazonas, isso também acontece. Desde que um grupo de professores dessa instituição resolveu reformular a disciplina, algumas iniciativas de Learning Analytics vem sendo adotadas. O objetivo deste artigo e apresentá-las de maneira abrangente, além de alguns resultados obtidos durante esses últimos anos de pesquisa.
Palavras-chave: Analíticas de Aprendizagem, Introdução à Programação de Computadores, Iniciativas de Pesquisa

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Publicado
16/11/2022
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OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David B. F. de; CARVALHO, Leandro S. G.; PEREIRA, Filipe D.. Learning Analytics no Ensino de Introdução à Programação de Computadores. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 50-59. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.226870.