Plataformas de Dados Educacionais: Análise com Foco no Plano Nacional de Educação

Resumo


O tratamento gráfico de dados permite revelar informações contidas em dados brutos, facilitando a compreensão e a produção de conhecimento. Há um crescente interesse em dados na área de educação, visando à melhoria da qualidade dos sistemas educacionais. Em particular, existem várias plataformas que apresentam dados relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE), facilitando o monitoramento das metas estabelecidas por lei. Neste artigo, apresentamos uma análise, com foco nas metas do PNE, de plataformas de dados educacionais. A análise revelou que ainda faz-se necessária uma solução que proveja visualizações personalizadas de acordo com a necessidade dos perfis de usuários, e suporte eficaz e acessível para a tomada de decisão de gestores educacionais.
Palavras-chave: Dados educacionais, plano nacional de educação, plataformas educacionais

Referências

Balica, R. (2018). Big data learning analytics and algorithmic decision-making in digital education governance. Analysis and Metaphysics, 17:128–134.

Bertin, J. (1985). Semiology of graphics: Diagrams, networks, maps.

Cairo, A. (2008). Infografia 2.1. Recuperado de: http://www.serlib.com/pdflibros/9788498890105.pdf.

Card, M. (1999). Readings in information visualization: using vision to think. Morgan Kaufmann.

Few, S. (2009). Now you see it: simple visualization techniques for quantitative analysis. Analytics Press.

Isotani, S. and Bittencourt, I. I. (2015). Dados abertos conectados: em busca da web do conhecimento. Novatec Editora

Kosara, R. (2007). Visualization criticism-the missing link between information visualization and art. In 2007 11th International Conference Information Visualization (IV’07), pages 631–636. IEEE.

Manovich, L. (2011). O que é visualização? Estudos em Jornalismo e Mídia, 8(1):146–172.

Matcha, W., Gasevicc, D., Pardo, A., et al. (2019). A systematic review of empirical' studies on learning analytics dashboards: A self-regulated learning perspective. IEEE Transactions on Learning Technologies, 13(2):226–245.

Medeiros, R. (2021). Visualizing data visualization: a systematic literature mapping by brazilian design researchers.

Romero, C. and Ventura, S. (2020). Educational data mining and learning analytics: An updated survey. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 10(3):e1355.

Tufte, E. R. (1985). The visual display of quantitative information. The Journal for Healthcare Quality (JHQ), 7(3):15.
Publicado
16/11/2022
PALOMINO, Paula; PONTUAL FALCÃO, Taciana; MEDEIROS, Rodrigo; UEHARA, Misa; BITTENCOURT, Ibsen; FERREIRA MELLO, Rafael. Plataformas de Dados Educacionais: Análise com Foco no Plano Nacional de Educação. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.227181.