Movimentação de Aluno em Sala de Aula: Análise Descritiva de Dados de Wearables
Resumo
A observação objetiva do comportamento de uma criança em sala de aula pode ser feita utilizando sensores de movimento, podendo gerar informações sobre nível de agitação, concentração e engajamento. Esta pesquisa busca realizar uma análise descritiva sobre dados de movimento coletados do aluno do 2o ano do EF. A coleta foi feita durante uma aula de português, com duração de 30 minutos. Os dados consistem nos valores (x,y,z) do sensor acelerômetro e nas informações subjetivas anotadas pelos pesquisadores na aula. A análise foi realizada buscando tendências de relação entre movimento e atenção, atividade e momento da aula. Como resultados, nota-se alta correlação entre atenção e movimento; e baixa acurácia na classificação de atividades específicas.
Palavras-chave:
Sensores Vestíveis, Análise de Dados, Acelerômetro, Sala de Aula
Referências
Bergdahl, N., Nouri, J., and Fors, U. (2020). Disengagement, engagement and digital skills in technology-enhanced learning. Education and information technologies, 25(2):957–983.
Costa, J. A., Dorça, F. A., and Araújo, R. D. (2020). Avaliação do comportamento de estudantes em um ambiente educacional ubíquo. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 182–191. SBC.
Dinesh, D., Bijlani, K., et al.. (2016). Student analytics for productive teaching/learning. In 2016 International Conference on Information Science (ICIS), pages 97–102. IEEE.
Faceli, K., Lorena, A. C., Gama, J., and Carvalho, A. C. P. d. L. F. d. (2011). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina.
Ferreira, P. N., Rodriguez, C. L., and Motti, V. G. (2020). Wearables para coleta de dados de estudantes em ambiente escolar: Mapeamento sistemático. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1353–1362. SBC.
Geršak, V., Vitulic, H. S., Prosen, S., Starc, G., Humar, I., and Geršak, G. (2020). Use of wearable devices to study activity of children in classroom; case study—learning geometry using movement. Computer communications, 150:581–588.
Hosseini, A., Fazeli, S., van Vliet, E., Valencia, L., Habre, R., Sarrafzadeh, M., and Bui, A. (2018). Children activity recognition: Challenges and strategies. In 2018 40th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC), pages 4331–4334. IEEE.
Koutromanos, G. and Kazakou, G. (2020). The use of smart wearables in primary and secondary education: A systematic review. Themes in eLearning, 13:33–53.
Labrador, M. A. and Yejas, O. D. L. (2013). Human activity recognition: Using wearable sensors and smartphones. CRC Press.
Lima, W. S. et al.. (2019). Reconhecimento de atividades humanas baseado na análise de fluxo contínuo de dados simbólicos.
Liu, Z., Ren, Y., Kong, X., and Liu, S. (2021). Learning analytics based on wearable devices: A systematic literature review from 2011 to 2021. Journal of Educational Computing Research, page 07356331211064780.
Parambil, M. M. A., Ali, L., Alnajjar, F., and Gochoo, M. (2022). Smart classroom: A deep learning approach towards attention assessment through class behavior detection. In 2022 Advances in Science and Engineering Technology International Conferences (ASET), pages 1–6. IEEE.
Saquib, N., Bose, A., George, D., and Kamvar, S. (2018). Sensei: sensing educational interaction. Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, 1(4):1–27.
Sasaki, J., Coutinho, A., Santos, C., Bertuol, C., Minatto, G., Berria, J., Tonosaki, L., Lima, L., Marchesan, M., Silveira, P., et al.. (2017). Orientações para utilização de acelerômetros no brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 22(2):110–126.
Schober, P., Boer, C., and Schwarte, L. A. (2018). Correlation coefficients: appropriate use and interpretation. Anesthesia & Analgesia, 126(5):1763–1768.
Zhang, X., Wu, C.-W., Fournier-Viger, P., Van, L.-D., and Tseng, Y.-C. (2017). Analyzing students’ attention in class using wearable devices. In 2017 IEEE 18th international symposium on a world of wireless, mobile and multimedia networks (WoWMoM), pages 1–9. IEEE.
Zhu, Z., Ober, S., and Jafari, R. (2017). Modeling and detecting student attention and interest level using wearable computers. In 2017 IEEE 14th international conference on wearable and implantable body sensor networks (BSN), pages 13–18. IEEE.
Costa, J. A., Dorça, F. A., and Araújo, R. D. (2020). Avaliação do comportamento de estudantes em um ambiente educacional ubíquo. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 182–191. SBC.
Dinesh, D., Bijlani, K., et al.. (2016). Student analytics for productive teaching/learning. In 2016 International Conference on Information Science (ICIS), pages 97–102. IEEE.
Faceli, K., Lorena, A. C., Gama, J., and Carvalho, A. C. P. d. L. F. d. (2011). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina.
Ferreira, P. N., Rodriguez, C. L., and Motti, V. G. (2020). Wearables para coleta de dados de estudantes em ambiente escolar: Mapeamento sistemático. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1353–1362. SBC.
Geršak, V., Vitulic, H. S., Prosen, S., Starc, G., Humar, I., and Geršak, G. (2020). Use of wearable devices to study activity of children in classroom; case study—learning geometry using movement. Computer communications, 150:581–588.
Hosseini, A., Fazeli, S., van Vliet, E., Valencia, L., Habre, R., Sarrafzadeh, M., and Bui, A. (2018). Children activity recognition: Challenges and strategies. In 2018 40th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC), pages 4331–4334. IEEE.
Koutromanos, G. and Kazakou, G. (2020). The use of smart wearables in primary and secondary education: A systematic review. Themes in eLearning, 13:33–53.
Labrador, M. A. and Yejas, O. D. L. (2013). Human activity recognition: Using wearable sensors and smartphones. CRC Press.
Lima, W. S. et al.. (2019). Reconhecimento de atividades humanas baseado na análise de fluxo contínuo de dados simbólicos.
Liu, Z., Ren, Y., Kong, X., and Liu, S. (2021). Learning analytics based on wearable devices: A systematic literature review from 2011 to 2021. Journal of Educational Computing Research, page 07356331211064780.
Parambil, M. M. A., Ali, L., Alnajjar, F., and Gochoo, M. (2022). Smart classroom: A deep learning approach towards attention assessment through class behavior detection. In 2022 Advances in Science and Engineering Technology International Conferences (ASET), pages 1–6. IEEE.
Saquib, N., Bose, A., George, D., and Kamvar, S. (2018). Sensei: sensing educational interaction. Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, 1(4):1–27.
Sasaki, J., Coutinho, A., Santos, C., Bertuol, C., Minatto, G., Berria, J., Tonosaki, L., Lima, L., Marchesan, M., Silveira, P., et al.. (2017). Orientações para utilização de acelerômetros no brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 22(2):110–126.
Schober, P., Boer, C., and Schwarte, L. A. (2018). Correlation coefficients: appropriate use and interpretation. Anesthesia & Analgesia, 126(5):1763–1768.
Zhang, X., Wu, C.-W., Fournier-Viger, P., Van, L.-D., and Tseng, Y.-C. (2017). Analyzing students’ attention in class using wearable devices. In 2017 IEEE 18th international symposium on a world of wireless, mobile and multimedia networks (WoWMoM), pages 1–9. IEEE.
Zhu, Z., Ober, S., and Jafari, R. (2017). Modeling and detecting student attention and interest level using wearable computers. In 2017 IEEE 14th international conference on wearable and implantable body sensor networks (BSN), pages 13–18. IEEE.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
FERREIRA, Poliana Nascimento; BEDA, Juliana L.; BELARMINO, Guilherme D.; RODRIGUEZ, Carla Lopes; MOTTI, Vivian Genaro.
Movimentação de Aluno em Sala de Aula: Análise Descritiva de Dados de Wearables. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 69-78.
DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.227536.