Monitores Automáticos - uso de Learning Analytics para acompanhamento de atividades
Resumo
A Educação a Distância é um formato que exige o acompanhamento constante dos alunos por meio de recursos e ferramentas digitais. Atualmente, com cursos que ofertam um número grande de vagas, chegando a 500 ou 600 alunos, tal necessidade se torna ainda mais relevante. A ATID - Authoring Tool for Instructional Design é um plugin para o Moodle que permite o planejamento e a geração do design instrucional de um curso como também o seu acompanhamento. Por meio de notificações e monitores automáticos, a ATID fornece uma visão geral para o professor das execuções das atividades e participação dos alunos do curso, possibilitando a tomada de decisões em tempo hábil.
Referências
Arnold, K. E. and Pistilli, M. D. (2012) "Course Signals at Purdue: Using learning analytics to increase student success." Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics & Knowledge. New York: ACM.
Brito, M. e Nunes, I. (2019). "ATID Web Authoring Tool for Instructional Design." In: Anais dos Workshops do CBIE 2019 - App.Edu, categoria Protótipo. Pág. 1447. Brasília.
De Souza Brito, M. T., Medeiros, F. P. A. de, Bezerra, E. P. e Barbosa, A. S. R. (2020) "Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados." Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 01-29.
Elias, T. (2011) "Learning analytics: The definitions, the processes, and the potential.", https://landing.athabascau.ca/file/download/43713.
Filatro, A. (2008) "Design Instrucional na Prática." Person Education do Brasil. ISSN: 978-85-7605-188-6. 173 páginas.
GUEDES, Terezinha Aparecida et al. Estatística descritiva. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, p. 1-49, 2005.
Giraffa, L. M. M. (2015) "Recursos de learning analytics para compor indicadores auxiliares na avaliação dos estudantes." Revista de Educação a Distância-Em Rede. Vol..1 N° 2, pág 1-12.
Jovanovic, J., Gasevic, D., Brooks, C., Devedzic, V., Hatala, M., Eap, T. and Richards, G. (2008) "LOCO-Analyst: semantic web technologies in learning content usage analysis." Int. J. Cont. Engineering Education and Lifelong Learning, Vol. 18, Nº 1. Pag. 54 – 76.
Rossi, L. H. L. (2016) "Infraestrutura inteligente para o aumento de reusabilidade de objetos de aprendizagem", tese de doutorado - Programa de Pós-graduação em Computação, UFRGS.
Santos, C. (2007) "Estatística descritiva. Manual de auto-aprendizagem." Vol. 2.