Conectando Dados a Decisões: Uma Proposta de Interface com Modelos de Linguagem para Gestores Educacionais

  • Abílio Nogueira Barros UFRPE
  • Lhaíslla Cavalcanti UFRPE
  • Rafael Ferreira Mello UFRPE / CESAR

Resumo


O acesso a dados públicos educacionais por gestores ainda enfrenta barreiras técnicas e operacionais, dificultando a incorporação de evidências na formulação de políticas e estratégias. A sobrecarga de atribuições administrativas, aliada à carência de pessoal técnico qualificado para manipulação de bases de dados, limita a capacidade dos gestores de obter respostas rápidas para perguntas simples do cotidiano escolar. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe a criação de uma ferramenta baseada em Recuperação Aumentada com Geração (RAG), que permite a interação em linguagem natural com bases de dados educacionais, eliminando a dependência de painéis e dashboards complexos. Utilizando o framework Vanna.ai, foi desenvolvido um agente conversacional capaz de converter perguntas feitas em linguagem natural em consultas SQL executadas diretamente sobre bases públicas educacionais estruturadas. Essa abordagem promove maior confiabilidade nas respostas geradas, ao priorizar a extração direta da informação via consulta aos dados, sem interpretações sobre contexto textual.

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Publicado
25/11/2025
BARROS, Abílio Nogueira; CAVALCANTI, Lhaíslla; MELLO, Rafael Ferreira. Conectando Dados a Decisões: Uma Proposta de Interface com Modelos de Linguagem para Gestores Educacionais. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL (WAPLA), 3. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 63-72. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2025.15939.