Os Anais do III Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics e Inteligência Artificial no Brasil (WAPLA 2025) trazem os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizada em 25 de novembro de 2025, na cidade de Curitiba/PR, como parte do XIV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2025), que teve como tema “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”. Nesta edição, os anais incluem 11 artigos completos. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares duplamente anonimizada (double-blind review). O comitê de programa do evento foi coordenado por Cleon Xavier (IF Goiano), Cristian Cechinel (UFSC), Elaine Harada (UFAM), Emanuel Marques Queiroga (IFSul), Filipe Dwan Pereira (UFRR), Luiz Rodrigues (UTFPR), Newarney Torrezão Costa (IF Goiano) e Rafael Ferreira Mello (UFRPE e CESAR), que organizaram este volume juntamente com Laura Moraes (UNIRIO), Douglas Krug (IFPR) e Rafael Araújo (UFU), coordenadores de publicações do CBIE 2025. Os artigos que integram essa série de anais foram submetidos em 08/08/2025, aceitos para publicação em 21/08/2025, tendo a versão final submetida em 25/08/2025.

Para mais informações sobre o WAPLA 2025, visite o website do evento.

Para ter acesso aos anais de outros eventos que compõem o CBIE 2025, visite a série Anais do CBIE 2025.

Publicado: 25/11/2025

Editorial

  • Cleon Xavier Pereira Júnior, Cristian Cechinel, Elaine H. T. Oliveira, Emanuel Marques Queiroga, Filipe Dwan Pereira, Luiz Rodrigues, Newarney Torrezão Costa, Rafael Ferreira Mello, Roberto Pereira
    i-xv

Artigos Completos