Inteligência Artificial como Auxiliar na Criação de Jogos Rápidos para o ensino de Metodologia Científica
Resumo
O trabalho parte da necessidade de motivar a participação em aulas de metodologia científica com jogos criados por Inteligência Artificial sem necessidade de conhecimento de programação. Utilizou-se da Inteligência Artificial para acelerar a criação de “jogos rápidos”, com design simplificado e foco em gerar interação imediata, buscando aumentar a participação dos alunos e a profundidade dos debates em sala de aula. Foi criada uma sequência de etapas para criação de jogos com ferramentas de LLM e foi aplicado e avaliado o uso em cada iteração. É possível observar que há uma boa aceitação dos alunos com sugestões deles para melhorias dos jogos e pretende-se compartilhar a experiência com outros professores.Referências
Borisova, M., Hadzhikoleva, S., Hadzhikoleva, E. (2024) ChatGPT as a tool for creating educational games for school education in computer technology, International Conference on Virtual Learning, ISSN 2971-9291, ISSN-L 1844-8933, vol. 19, pp. 323-333, 2024.
Dyulicheva, Y., & Glazieva, A. O. (n.d.). Game-based learning with artificial intelligence and immersive technologies: An overview.
Fotaris, P., Mastoras, T., & Lameras, P. (2023, September). Designing educational escape rooms with generative AI: A framework and ChatGPT prompt engineering guide. In Proceedings of the European Conference on Games-based Learning.
Hadzhikoleva, S., Rachovski, T., Ivanov, I., Hadzhikolev, E., & Dimitrov, G. (2024). Automated Test Creation Using Large Language Models: A Practical Application. Applied Sciences, 14(19), 9125. DOI: 10.3390/app14199125
Mattar, João (2021). Relatos de pesquisas em aprendizagem baseada em games. Artesanato Educacional.
Ploennigs, J., Berger, M., & Carnein, E. (2023). ArchiGuesser – AI art architecture educational game. arXiv.org, abs/2312.09334. DOI: 10.48550/arxiv.2312.09334
Thompson, M. A. (s.d.). ChatGPT: Os melhores prompts para aumentar a inteligência com jogos (Edição em português) [Edição do Kindle]. Escola de Inteligência.
Tondorf, D. F., & da Silva Hounsell, M. (2022). Constructs and outcomes of fun in digital serious games: The state of the art. Journal on Interactive Systems, 13(1), 386–399. DOI: 10.5753/jis.2022.2605
Schwanck, S. B.; Cipriano, L. W.; Pozzebon, E.; Bilessimo, S. M. M. S. A utilização da Inteligência Artificial para adaptar o nível de dificuldade e manter os alunos engajados na aprendizagem com jogos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 p. 616-627. DOI: org/10.5753/sbie.2024.241904.
White, J., Fu, Q., Hays, S., Sandborn, M., Olea, C., Gilbert, H., ... & Schmidt, D. C. (2023). A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with ChatGPT. arXiv preprint, arXiv:2302.11382.
Mclaren, B. M., Nguyen, H. A. Digital learning games in artificial intelligence in education (AIED): A review (2023). In Artificial intelligence in education (pp. 440–484). Edward Elgar Publishing. DOI: 10.4337/9781800375413.00032
Dyulicheva, Y., & Glazieva, A. O. (n.d.). Game-based learning with artificial intelligence and immersive technologies: An overview.
Fotaris, P., Mastoras, T., & Lameras, P. (2023, September). Designing educational escape rooms with generative AI: A framework and ChatGPT prompt engineering guide. In Proceedings of the European Conference on Games-based Learning.
Hadzhikoleva, S., Rachovski, T., Ivanov, I., Hadzhikolev, E., & Dimitrov, G. (2024). Automated Test Creation Using Large Language Models: A Practical Application. Applied Sciences, 14(19), 9125. DOI: 10.3390/app14199125
Mattar, João (2021). Relatos de pesquisas em aprendizagem baseada em games. Artesanato Educacional.
Ploennigs, J., Berger, M., & Carnein, E. (2023). ArchiGuesser – AI art architecture educational game. arXiv.org, abs/2312.09334. DOI: 10.48550/arxiv.2312.09334
Thompson, M. A. (s.d.). ChatGPT: Os melhores prompts para aumentar a inteligência com jogos (Edição em português) [Edição do Kindle]. Escola de Inteligência.
Tondorf, D. F., & da Silva Hounsell, M. (2022). Constructs and outcomes of fun in digital serious games: The state of the art. Journal on Interactive Systems, 13(1), 386–399. DOI: 10.5753/jis.2022.2605
Schwanck, S. B.; Cipriano, L. W.; Pozzebon, E.; Bilessimo, S. M. M. S. A utilização da Inteligência Artificial para adaptar o nível de dificuldade e manter os alunos engajados na aprendizagem com jogos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 p. 616-627. DOI: org/10.5753/sbie.2024.241904.
White, J., Fu, Q., Hays, S., Sandborn, M., Olea, C., Gilbert, H., ... & Schmidt, D. C. (2023). A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with ChatGPT. arXiv preprint, arXiv:2302.11382.
Mclaren, B. M., Nguyen, H. A. Digital learning games in artificial intelligence in education (AIED): A review (2023). In Artificial intelligence in education (pp. 440–484). Edward Elgar Publishing. DOI: 10.4337/9781800375413.00032
Publicado
25/11/2025
Como Citar
MELO, Lafayette Batista.
Inteligência Artificial como Auxiliar na Criação de Jogos Rápidos para o ensino de Metodologia Científica. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL (WAPLA), 3. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 73-81.
DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2025.15966.
