Percepção docente sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação no ensino remoto emergencial
Resumo
Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), a educação precisou se adaptar e os espaços de aprendizagem passaram a ser exclusivamente remotos. Com isso, docentes começaram a adotar ferramentas interativas para facilitar a interação e a comunicação antes, durante e após as aulas. Uma das ferramentas adotadas foi o WhatsApp. Este artigo apresenta os resultados de um survey conduzido com 363 docentes de diferentes regiões do país. O survey caracterizou aspectos positivos e negativos do ponto de vista dos docentes sobre o uso do WhatsApp durante o ensino remoto emergencial. Como resultados, observou-se uma facilidade e agilidade da comunicação. Como consequência, houve uma perda de privacidade por parte dos docentes.Referências
Ahmad, A. S. (2020). Students’ attitude towards using whatsapp for educational activities at federal university dutsin-ma, katsina state, nigeria. Fudma Journal of Sciences, 4(2).
Coelho, J., S. G. H. e. A. J. (2019). Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em informática na educação. In Serie Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC.
Moreira, J. A., Henriques, S., and Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, pages 351–364.
Mulyono, H., Suryoputro, G., and Jamil, S. R. (2021). The application of whatsapp to support online learning during the covid-19 pandemic in indonesia. Heliyon, 7(8):e07853.
Oliveira, M., Oliveira, S. R. B., and Meira, S. (2017). Condução de uma fábrica de software e o processo de aprendizagem em cursos de graduação de ti: Uma aplicação de um survey sobre a percepção da importância. In SBIE, volume 28.
Porto, C., Oliveira, K. E., and Chagas, A. (2022). Digital 2022: Brazil. url https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil.
Udenze, S. and Oshionebo, B. (2020). Investigating ‘whatsapp’ for collaborative learning among undergraduates. Üsküdar Üniversitesi İletişim Fakültesi Akademik Dergisi Etkileşim, (5):24–50.
Coelho, J., S. G. H. e. A. J. (2019). Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em informática na educação. In Serie Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC.
Moreira, J. A., Henriques, S., and Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, pages 351–364.
Mulyono, H., Suryoputro, G., and Jamil, S. R. (2021). The application of whatsapp to support online learning during the covid-19 pandemic in indonesia. Heliyon, 7(8):e07853.
Oliveira, M., Oliveira, S. R. B., and Meira, S. (2017). Condução de uma fábrica de software e o processo de aprendizagem em cursos de graduação de ti: Uma aplicação de um survey sobre a percepção da importância. In SBIE, volume 28.
Porto, C., Oliveira, K. E., and Chagas, A. (2022). Digital 2022: Brazil. url https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil.
Udenze, S. and Oshionebo, B. (2020). Investigating ‘whatsapp’ for collaborative learning among undergraduates. Üsküdar Üniversitesi İletişim Fakültesi Akademik Dergisi Etkileşim, (5):24–50.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
CALDERON, Ivanilse; VALLE, Pedro; ORAN, Ana; VILELA, Ricardo; LIMA, Rayfran; GARCIA, Renato; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo.
Percepção docente sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação no ensino remoto emergencial. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 8. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 31-40.
ISSN 2763-874X.
DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2023.229660.