O Workshop on Advanced Virtual Environments and Education (WAVE2) é um evento de organização conjunta entre a Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e acontece desde 2018. O principal objetivo do WAVE2 é reunir pesquisas de classe mundial que abordem, com alto padrão de qualidade, questões relevantes para a educação aberta e a distância brasileira, a fim de contribuir efetivamente para o avanço do conhecimento internacional sobre os temas e seu impacto na prática brasileira. Considerando a natureza transdisciplinar dos fenômenos da educação aberta e a distância, as duas sociedades científicas entendem que a colaboração entre pesquisadores de comunidades relacionadas melhora progressivamente a pesquisa em aspectos relacionados à educação mediada por tecnologia.

Os Anais do WAVE2 são publicados anualmente, trazendo os artigos selecionados para cada edição do evento.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do WAVE2 incluem (não limitados a):

  • aprendizagem ubíqua;
  • aprendizagem adaptativa;
  • aprendizagem móvel;
  • aprendizagem social;
  • aprendizagem inteligente;
  • aprendizagem sob demanda;
  • aprendizagem contínua;
  • serviços semânticos de LMS;
  • aprendizagem como serviço;
  • ambientes de aprendizagem na nuvem;
  • aprendizagem baseada em anotações;
  • projeto e experimentos de interfaces de usuário inteligentes para educação;
  • aprendizagem aprimorada de dados ligados;
  • serviços em nuvem aprimorados semanticamente;
  • análise de aprendizagem para melhorar o ensino e a aprendizagem;
  • aprendizagem aprimorada por tecnologia em países em desenvolvimento;
  • aprendizagem 1:1;
  • m-gaming;
  • aprendizagem aprimorada por tecnologia;
  • recursos e ferramentas educacionais da Web 2.0;
  • aprendizagem baseada em jogos;
  • t-learning;
  • redes sociais e aprendizagem;
  • realidade aumentada e aprendizagem;
  • realidade virtual;
  • análise de aprendizagem;
  • cursos online massivamente abertos (MOOCs) ;
  • ambientes de aprendizagem pessoal;
  • inteligência coletiva, internet das coisas (IoT) ;
  • interfaces naturais de usuário (NUIs) ;
  • tecnologia vestível;
  • cidade inteligente de aprendizagem ou cidades de aprendizagem;
  • frameworks conceituais para educação inteligente;
  • tecnologias inovadoras de ensino e aprendizagem inteligentes;
  • pedagogia inteligente;
  • sala de aula inteligente (recursos, características, infraestrutura, etc.) ;
  • currículo inteligente e projeto e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • avaliação e testes inteligentes;
  • análise de educação inteligente;
  • desenvolvimento do corpo docente e habilidades do instrutor para uma educação inteligente;
  • sistemas inteligentes em toda a universidade para ensino, aprendizagem, pesquisa, colaboração, comunicação, gestão, segurança;
  • educação inteligente mista, à distância, online e aberta;
  • e-learning inteligente: conceitos, estratégias e abordagens;
  • estratégias inteligentes de ensino de e-learning;
  • cursos online pessoais pequenos (SPOC) ;
  • avaliação e teste em e-learning inteligente;
  • e-learning inteligente baseado em jogos sérios;
  • projeto e desenvolvimento de cursos para e-learning inteligente;
  • ambientes de e-learning inteligentes;
  • sistemas de hardware e software, portais e plataformas para e-learning inteligente;
  • pedagogia de e-learning inteligente;
  • modelagem inteligente de e-learner;
  • gerenciamento de e-learning inteligente, análises e garantia de qualidade.

Mais informações

Para obter mais informações sobre o WAVE2, visite os websites do evento ou da CEIE.