Avaliação de Usabilidade do CoderBot como Recurso Pedagógico no Ensino de Programação
Resumo
A programação é um dos primeiros conteúdos ensinados nos cursos de Engenharia de Software. No entanto, esses conteúdos frequentemente são percebidos como complexos pelos estudantes. Diante dos avanços na aprendizagem mediada pela tecnologia, surgiram novas soluções potenciais, como os agentes conversacionais baseados em texto, ou chatbots. Neste trabalho, apresentamos o CoderBot, um agente pedagógico educacional fundamentado na Aprendizagem Baseada em Exemplos, projetado para auxiliar estudantes iniciantes na compreensão de conteúdos de programação. Realizamos um estudo exploratório para avaliar a usabilidade do CoderBot utilizando o questionário System Usability Scale (SUS). Os resultados indicam que o nível de satisfação na utilização do CoderBot é aceitável.Referências
Adams, D. M., McLaren, B. M., Durkin, K., Mayer, R. E., Rittle-Johnson, B., Isotani, S., e Van Velsen, M. (2014). Using erroneous examples to improve mathematics learning with a web-based tutoring system. Computers in Human Behavior, 36:401–411.
Alves, G., Rebouças, A., e Scaico, P. (2019). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. Em Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 276–290. SBC.
Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.
Carreira, G., Silva, L., Mendes, A. J., e Oliveira, H. G. (2022). Pyo, a chatbot assistant for introductory programming students. Em 2022 International Symposium on Computers in Education (SIIE), páginas 1–6.
Hobert, S. (2019). Say hello to ‘coding tutor’! design and evaluation of a chatbot-based learning system supporting students to learn to program.
Mageira, K., Pittou, D., Papasalouros, A., Kotis, K., Zangogianni, P., e Daradoumis, A. (2022). Educational ai chatbots for content and language integrated learning. Applied Sciences, 12(7):3239.
McLaren, B. M., van Gog, T., Ganoe, C., Karabinos, M., e Yaron, D. (2016). The efficiency of worked examples compared to erroneous examples, tutored problem solving, and problem solving in computer-based learning environments. Computers in Human Behavior, 55:87–99.
Ondáš, S., Pleva, M., e Hládek, D. (2019). How chatbots can be involved in the education process. Em 2019 17th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA), páginas 575–580. IEEE.
Penney, J., Pimentel, J. F., Steinmacher, I., e Gerosa, M. A. (2023). Anticipating user needs: Insights from design fiction on conversational agents for computational thinking. Em International Workshop on Chatbot Research and Design, páginas 204–219.
Pérez, J. Q., Daradoumis, T., e Puig, J. M. M. (2020). Rediscovering the use of chatbots in education: A systematic literature review. Computer Applications in Engineering Education, 28(6):1549–1565.
Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, página 327.
Ruan, S., Jiang, L., Xu, J., Tham, B. J.-K., Qiu, Z., Zhu, Y., Murnane, E. L., Brunskill, E., e Landay, J. A. (2019). Quizbot: A dialogue-based adaptive learning system for factual knowledge. Em Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, páginas 1–13.
Sweller, J., Van Merrienboer, J. J., e Paas, F. G. (1998). Cognitive architecture and instructional design. Educational psychology review, páginas 251–296.
Winkler, R., Hobert, S., Salovaara, A., Söllner, M., e Leimeister, J. M. (2020). Sara, the lecturer: Improving learning in online education with a scaffolding-based conversational agent. Em CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’20, página 1–14, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M., e Drachsler, H. (2021). Are we there yet?-a systematic literature review on chatbots in education. Frontiers in artificial intelligence, 4:654924.
Alves, G., Rebouças, A., e Scaico, P. (2019). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. Em Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 276–290. SBC.
Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.
Carreira, G., Silva, L., Mendes, A. J., e Oliveira, H. G. (2022). Pyo, a chatbot assistant for introductory programming students. Em 2022 International Symposium on Computers in Education (SIIE), páginas 1–6.
Hobert, S. (2019). Say hello to ‘coding tutor’! design and evaluation of a chatbot-based learning system supporting students to learn to program.
Mageira, K., Pittou, D., Papasalouros, A., Kotis, K., Zangogianni, P., e Daradoumis, A. (2022). Educational ai chatbots for content and language integrated learning. Applied Sciences, 12(7):3239.
McLaren, B. M., van Gog, T., Ganoe, C., Karabinos, M., e Yaron, D. (2016). The efficiency of worked examples compared to erroneous examples, tutored problem solving, and problem solving in computer-based learning environments. Computers in Human Behavior, 55:87–99.
Ondáš, S., Pleva, M., e Hládek, D. (2019). How chatbots can be involved in the education process. Em 2019 17th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA), páginas 575–580. IEEE.
Penney, J., Pimentel, J. F., Steinmacher, I., e Gerosa, M. A. (2023). Anticipating user needs: Insights from design fiction on conversational agents for computational thinking. Em International Workshop on Chatbot Research and Design, páginas 204–219.
Pérez, J. Q., Daradoumis, T., e Puig, J. M. M. (2020). Rediscovering the use of chatbots in education: A systematic literature review. Computer Applications in Engineering Education, 28(6):1549–1565.
Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, página 327.
Ruan, S., Jiang, L., Xu, J., Tham, B. J.-K., Qiu, Z., Zhu, Y., Murnane, E. L., Brunskill, E., e Landay, J. A. (2019). Quizbot: A dialogue-based adaptive learning system for factual knowledge. Em Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, páginas 1–13.
Sweller, J., Van Merrienboer, J. J., e Paas, F. G. (1998). Cognitive architecture and instructional design. Educational psychology review, páginas 251–296.
Winkler, R., Hobert, S., Salovaara, A., Söllner, M., e Leimeister, J. M. (2020). Sara, the lecturer: Improving learning in online education with a scaffolding-based conversational agent. Em CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’20, página 1–14, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M., e Drachsler, H. (2021). Are we there yet?-a systematic literature review on chatbots in education. Frontiers in artificial intelligence, 4:654924.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
MIRANDA, Andre L. M.; GARCIA, Renato; ORAN, Ana Carolina; GUEDES, Gilleanes T. A.; SANTANA, Brenda S.; SILVA, Davi G.; VALLE, Pedro H. D.; SILVA, Williamson.
Avaliação de Usabilidade do CoderBot como Recurso Pedagógico no Ensino de Programação. In: WORKSHOP SOBRE BOTS NA ENGENHARIA DE SOFTWARE, 1. , 2024, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 11-20.
DOI: https://doi.org/10.5753/wbots.2024.3926.