Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Chatbots na Educação: Desenvolvimento e Aplicações

  • Judson Henrique Alvarenga UNIPAMPA
  • Igor Dalepiane UNIPAMPA
  • Lucas Fell UNIPAMPA
  • Maicon Bernardino UNIPAMPA

Resumo


O crescente uso de chatbots na educação destaca sua importância na melhoria da experiência de aprendizagem. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre o desenvolvimento de chatbots, focando em suas aplicações. Os resultados mostram que os chatbots podem automatizar tarefas, responder a dúvidas e personalizar o aprendizado, beneficiando tanto alunos quanto professores. No entanto, desafios como a necessidade de alinhar avaliações e explorar a adaptabilidade dos chatbots foram identificados. Uma proposta de um chatbot personalizado para os cursos de graduação visa atender às necessidades dos estudantes, promovendo um ambiente educacional mais eficiente e acessível.

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Publicado
30/09/2024
ALVARENGA, Judson Henrique; DALEPIANE, Igor; FELL, Lucas; BERNARDINO, Maicon. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Chatbots na Educação: Desenvolvimento e Aplicações. In: WORKSHOP SOBRE BOTS NA ENGENHARIA DE SOFTWARE, 1. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 30-39. DOI: https://doi.org/10.5753/wbots.2024.3975.