Heurísticas para a Avaliação de Acessibilidade em Chatbots
Resumo
Contexto: Com o avanço da Inteligência Artificial e seu uso cada vez mais constante para apoiar as mais diversas tarefas cotidianas como atendimento aos clientes por meio de chatbots, surge a preocupação com a acessibilidade dessas aplicações. Motivação: Chatbots devem ser projetados de modo a garantir que usuários que possuem limitações cognitivas, perceptivas ou motoras possam utilizá-los para alcançar os seus objetivos sem qualquer tipo de barreira. Neste contexto, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como avaliar de forma efetiva a acessibilidade de chatbots? Neste trabalho é apresentado um catálogo de onze heurísticas para a avaliação de acessibilidade de chatbots. Metodologia: As heurísticas foram derivadas a partir da avaliação de acessibilidade de diversos chatbots populares com base na Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). Resultados: As heurísticas propostas têm o potencial de apoiar designers no projeto de interfaces de aplicações baseadas em chatbots em conformidade com as diretrizes de acessibilidade na web.
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