Desenvolvimento de Sistema Computacional para Aquisição e Analise de Dados Ambientais Remotamente

  • Jucivaldo Ferreira Junior UFOPA
  • Rardiles Ferreira UFOPA
  • Rodrigo da Silva UFOPA
  • Julio da Silva UFOPA
  • Samuel de Souza UFOPA

Resumo


Desde a sua criação, o sistema Android chama atenção por sua flexibilidade, o uso de um código aberto que permite personalizações e as mais diversas aplicações e a gratuidade. Este trabalho é resultado da aplicação desta plataforma nas ciências atmosféricas denominado Sistema de Aquisição de Dados Remotos (S.A.R.D). O objetivo do projeto é auxiliar na difusão de dados de troca de massa e fluxos de energia entre a Biosfera e a atmosfera na Floresta Nacional do Tapajós (TNF). O S.A.D.R foi pensando visando o compartilhamento de dados a partir da WebService e a integração de sensores em uma base de dados única que pode ser acessada de qualquer lugar em tempo real e em dispositivos móveis.O S.A.D.R foi desenvolvido em linguagem Java e está integrado com o WebService usando a linguagem PHP.Para manter as transições contínuas dos dados foi implementado o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) entre os sensores de medida. Os testes realizados incluíram teste de chamadas de dados periódicos e acesso múltiplo para a plataforma. Os resultados não mostraram anomalias no serviço de transporte de dados. A principal vantagem é a otimização de idas ao campo de pesquisa e a atualização do banco de dados com maior frequência.

Referências

MALHI, Yadvinder. GRACE, John. Tropical forests and atmospheric Carbon dioxide, TREE vol. 15, no. 8 August 2000.

LECHETA, Ricardo. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK.3ªEd2013.824p. R. S. Pressman. Software Engineering - A Practitioner’sApproach. McGraw-Hill, 4edition,1997.

ROGERS, Rick. LOMBARDO, John. Android Application Development: Programming with the Google SDK.1ª Edição .OREILLY & ASSOC,2009.

MAZID Muhammad Ali ; MAZID Janice , MAZID Gillispie ,8051 Microcontroller and Embedded Systems, The [Hardcover].Prentice Hall, Har/Dskt edition (November 11, 1999);

I. S. Jacobs and C. P. Bean, “Fine particles, thin films and exchange anisotropy,” in Magnetism, vol. III, G. T. Rado and H. Suhl, Eds. New York: Academic, 1963, pp. 271– 350.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA JUNIOR, Jucivaldo; FERREIRA, Rardiles; DA SILVA, Rodrigo; DA SILVA, Julio; DE SOUZA, Samuel. Desenvolvimento de Sistema Computacional para Aquisição e Analise de Dados Ambientais Remotamente. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 6. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 30-36. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2015.10187.