Uso de Técnicas de Análise de Sentimentos em Tweets relacionados ao Meio-Ambiente

  • André Alves UFCG
  • Cláudio Baptista UFCG
  • Luiz Henrique de Andrade UFCG
  • Roberta Paes Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Resumo


A proliferação dos meios de comunicação na Web e a necessidade das empresas compreenderem os impactos de suas ações socioambientais junto à população afetada, torna necessária a adoção de um mecanismo automático para analisar as opiniões da população. Esta necessidade evidencia-se ainda mais no caso de empresas que tratam diretamente com alto risco ambiental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a aplicação de técnicas de análise de sentimentos em tweets relacionados à temática ambiental para auxiliar empresas do setor energético na análise dos impactos das ações empreendidas ao longo do tempo através das opiniões contidas nas mídias sociais.

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Publicado
20/07/2015
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ALVES, André; BAPTISTA, Cláudio; DE ANDRADE, Luiz Henrique; PAES, Roberta. Uso de Técnicas de Análise de Sentimentos em Tweets relacionados ao Meio-Ambiente. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 6. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 37-46. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2015.10188.