Proposta de Desenvolvimento de um Sistema Web Para Monitoramento Hídrico Residencial

  • Igor de Souza IFBA
  • Ícaro de Souza IFBA
  • Mateus Santos IFBA
  • Mailson Couto IFBA

Resumo


Este artigo apresenta o início de uma proposta para o desenvolvimento de um dashboard de baixo custo para o monitoramento dos recursos hídricos de residências utilizando informações de uma rede de sensores sem fio.

Referências

AVELAR, Edson Adriano M. et al. Arquitetura de Comunicação para Cidades Inteligentes: Uma proposta heterogênea, extensível e de baixo custo. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 302, 2012, Curitiba. Arquitetura de Comunicação para Cidades Inteligentes: Uma propost a heterogênea, extensível e de baixo custo. Recife: Csbc, 2012.

COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO SABESP. Município de São Paulo: I nvestimentos para economia de água. São Paulo: SABESP,2014. DTA A1. Apresentação de Programa Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água. Ministério do Planejamento e Orçamento Secretaria de Política Urbana, 1998.

LOUREIRO, A. A. F., Nogueira, J. M. S., Ruiz, L. B., Mini, R. A., Nakamura, E. F., and Figueiredo, C. M. S. Redes de Sensores sem Fio . XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'03), p. 179 2 26, Natal, RN, Brasil. Tutorial, 2003.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. D a dos do desperdício de água. Brasília, DF, 2013.

YWASHIMA, L. A. Avaliação do uso de água em edifícios escolares públicos e análise de viabilidade econômica da instalação de tecnologias economizadoras nos pontos de consumo. Campinas, SP: [s.n.], 2005. Diss ertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUZA, Igor; DE SOUZA, Ícaro; SANTOS, Mateus; COUTO, Mailson. Proposta de Desenvolvimento de um Sistema Web Para Monitoramento Hídrico Residencial. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 6. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 79-82. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2015.10193.