Sistema de Suporte à Decisão baseado em Lógica Fuzzy para Outorga de Recursos Hídricos Superficiais
Resumo
A crescente demanda por recursos hídricos tem obrigado os gestores a criarem mecanismos de controle para garantir a sustentabilidade dos mananciais e gerir conflitos entre usuários. Neste trabalho está exposto o desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão baseado em lógica fuzzy e AHP para avaliar os efeitos dos usos múltiplos em bacias hidrográficas sobre a disponibilidade hídrica considerando características quantitativas e qualitativas da água. Possibilita também a geração de cenários para solução de possíveis conflitos, distribuindo o ônus para manutenção do sistema hidrológico entre usuários projetados e já instalados em uma bacia. Concepção e funcionamento do protótipo e suas saídas são ilustrados.
Referências
O’Hagan, Michael (1993) “A fuzzy decision maker”, Harcourt Brance & Cia.
Bellman,R.E. and Zadeh, L.A. .(1970). “Decision Making in a Fuzzy Environment”, Management Science, 17,141-164.
Yager, R.R. (1977)."Multiple Objective Decision-Making Using Fuzzy Sets," Intl. J.Man-Machine Studies, 9, 375-382.
Saaty, T.L. (1977). "A Scaling Method for Priorities in Hierarchical Structures," J.Math. Psychology, 15,234-281
Orofino, F. V. G. (1997) “Aplicação de um Sistema de Suporte Multicritério Saat For Windows – Na Gestão dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – Caso do Hospital Celso Ramos”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina.
Betencourt, PAULO R. B. (2000) “Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação”. Dissertação de Mestrado em Administração na UFRGS.
USGR. (2016) “The World's Water”. [link], February
UNESCO (2016) “Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2016 – Relatório Executivo”. [link], February
Oliveira, C. U. R. “Sistema de Suporte à Decisão Baseado em Lógica fuzzy para Outorga de Recursos Hídricos”. Cuiabá, 2009. 72p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso.
