Previsão de precipitações utilizando a técnica de previsão por conjuntos e um algoritmo baseado no vizinho mais próximo.

  • Márcio Francisco Dutra e Campos
  • Maury Meirelles Gouvêa Júnior

Resumo


Este trabalho apresenta um método de previsão de precipitações que utiliza a abordagem estocástica de previsão por conjuntos (ensembles) e a técnica do vizinho mais próximo (KNN) para selecionar, entre várias distribuições de probabilidades candidatas, aquelas que melhor aderem aos dados observados. A pesquisa utiliza as séries históricas de dados hidrológicos disponibilizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os resultados preliminares mostram que o método proposto gera previsões que são, pelo menos, comparáveis a diversos métodos de regressão.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DUTRA E CAMPOS, Márcio Francisco; GOUVÊA JÚNIOR, Maury Meirelles. Previsão de precipitações utilizando a técnica de previsão por conjuntos e um algoritmo baseado no vizinho mais próximo.. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 8. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2017.3444.