Uso de técnicas de processamento de linguagem natural para identificação de similaridade de serviços públicos

Resumo


A procura e a oferta por serviços públicos digitais estão se difundindo globalmente e foram potencializados com os efeitos da pandemia. De forma geral, a descrição de um serviço público possui palavras chaves e dados específicos que caracterizam o seu propósito. Este trabalho usa técnicas de processamento de linguagem natural nessas informações textuais e realiza análise de similaridade entre os serviços públicos para gerar recomendação, baseada em conteúdo, dos serviços ao cidadão. Os resultados demonstraram ser possível encontrar similaridade entre os 71 serviços analisados que possibilita personalizar conteúdo ao cidadão recomendando serviços públicos similares ao que ele geralmente utiliza.
Palavras-chave: Sistema de Recomendação, Serviço Público, Governo Digital

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Publicado
18/07/2021
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CAMPOS, Sandro Luís Brandão; FIGUEIREDO, Josiel Maimone de. Uso de técnicas de processamento de linguagem natural para identificação de similaridade de serviços públicos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 9. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 83-94. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2021.15979.