A transferência em uma Formação a Distância: Manifestações do Desejo de Saber
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a transferência na educação a distância, com foco nas manifestações do desejo de saber. O estudo de casos múltiplos foi realizado com alunas-professoras de um curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade a distância. Os dados foram submetidos à técnica da análise de discurso. Os resultados evidenciam que a transferência é fator relevante para a permanência das alunas-professoras no curso e para a provocação do desejo de saber. As tecnologias digitais, ao atuarem como mediadoras das relações de sustentação e das interações com os diversos objetos de conhecimento propostos pelas interdisciplinas do curso, deram suporte às aprendizagens, transformando resistências em potências.
Palavras-chave:
Transferência, Desejo de saber, Educação a Distância
Referências
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Publicado
06/11/2023
Como Citar
ROSA, Giane Siciliani da; ARAGÓN, Rosane.
A transferência em uma Formação a Distância: Manifestações do Desejo de Saber. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1-11.
DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236142.